Sandro de Lima e o grupo Essência dão o tom no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O teatro e a música popular brasileira de qualidade serão temas das entrevistas do Goiás Encanto & Prosa. A próxima edição do programa, a ser exibida nesta terça-feira, 21 de dezembro, às 19h30, terá como convidados o ator e diretor de teatro Sandro de Lima e os componentes do grupo musical Essência. Estas personalidades da área cultural goiana têm em comum o fato de estarem há várias décadas proporcionando o entretenimento e o lazer associados à reflexão de questões instigantes.

Além de ator e diretor de teatro, Sandro de Lima exerce atualmente a função de diretor-geral do câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) da cidade de Goiás. E foi justamente no IFG, na época denominado Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), em Goiânia, que Sandro de Lima começou a sua longa e bem-sucedida trajetória no teatro. Enquanto era aluno da ETFG, ele fundou e coordenou a partir de 1979 o Grupo de Teatro Experimental Canopus.

O grupo Canopus apresentou várias peças teatrais com textos de consagrados autores, entre os quais Lauro César Muniz e Nelson Rodrigues, e de adaptações de Sandro de Lima para textos de Millor Fernandes e Manoel Bandeira. Sandro de Lima também dirigiu peças para a Cia. de Teatro Nu Escuro, Teatro Universitário da UFG e Grupo de Teatro D’Avisita. Como gestor cultural, ele exerceu diversas funções. Foi presidente da Confederação Nacional de Teatro Amador, conselheiro da Fundação Nacional de Artes Cênicas, secretário de Cultura de Goiânia, assessor especial da diretoria da Agência Nacional de Cinema e pró-reitor de Extensão da IFG, entre outras funções.

Cantos e encantos

O grupo Essência foi fundado em 1985. Desde então, encanta o público goiano com interpretação de belas canções de autores da MPB, de músicos goianos e de componentes da própria banda. O Essência teve a sua musicalidade influenciada por grupos vocais da MPB, entre os quais 14 Bis, Sá & Guarabyra e Boca Livre. Atualmente, é considerada uma das melhores e mais tradicionais bandas com vozes masculinas de Goiás.

O Essência é formado atualmente por Alberto Cabral (violão e voz), Reny Cruvinel (violão e voz) e por Romero Fonseca (violão, gaita, flauta e voz). O grupo tem três álbuns gravados. O primeiro, lançado em 1989, com composições de integrantes e ex-integrantes da banda, tem músicas que são executadas nas emissoras de rádio de Goiás ainda hoje. Em 2006 o Essência lançou o segundo disco, intitulado Quatro Ventos. Em 2013, o grupo brindou o público com o álbum Ainda. Este disco proporcionou à banda o título de melhor grupo vocal de 2013, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

O programa é apresentado pelos jornalistas Maria José Silva, Luiz de Aquino e João Negrão, com transmissão ao vivo pela página do Facebook Goiás Encanto & Prosa e no nosso canal no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *