Goiás Encanto & Prosa recebe Ademir Luiz e cantoras do Fé Menina

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 14 de dezembro, entrevista o escritor e historiador Ademir Luiz, presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) – Seção Goiás, e as cantoras Soila Steter, Gilka Martins e Mônica Maranhão, vocalistas da banda Fé Menina. Exibido por meio de sua página no Facebook e de seu canal no Youtube, o Goiás Encanto & Prosa se propõe a apresentar ao público abordagens jornalísticas com as pessoas que se destacam, como protagonistas, na cena cultural goiana.

Ademir Luiz tem sua trajetória profissional caracterizada pela ousadia, ineditismo e versatilidade. Além de presidir a UBE, entidade que congrega e promove inciativas voltadas à valorização dos escritores goianos, ele é docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Como escritor, navega com desenvoltura em diferentes estilos literários. Produz romances, contos, histórias em quadrinhos (HQs) e ensaios. Ele é doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, fez pós-doutorado em Poéticas Visuais e Processos de Criação.

O presidente da UBE é autor de 12 livros. Ele também tem 33 capítulos de livros publicados e outros 8 livros organizados. A originalidade e qualidade de sua obra literária lhe garantiu reconhecimento e premiação. Ademir Luiz venceu o Prêmio Cora Coralina de 2002 e o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos de 2014. Foi vencedor do Troféu Goyazes de 2013 e das comendas Medalha do Mérito Cultural de 2015 e da Medalha do Mérito Anhanguera de 2019, concedidas pelo Governo do Estado de Goiás. Ainda em 2019, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em 2020 tornou-se membro honorário do Gabinete Literário Goyano, instituição fundada em 1864.

Cantoria

A banda Fé Menina é considerada um dos mais tradicionais grupos vocais de Goiás composto por vocalistas mulheres. Ela foi criada em 1995 e, desde então. apresenta aos apreciadores da MPB um repertório composto por vários estilos. Nas apresentações, as três cantoras buscam interpretar canções da música popular brasileira, com valorização especial para os arranjos e a técnica vocal.

O Grupo Fé Menina Já participou de vários festivais e projetos, entre os quais o 1º Fest Pop, Goiânia Canto de Ouro, Um Gosto de Sol e algumas edições do Canto da Primavera, realizado em Pirenópolis. Além disso, conquistou o Prêmio Caras de MPB em dezembro de 2008 e o Projeto Pixinguinha, da Funarte. A banda gravou três álbuns independentes por meio de leis de incentivo à cultura.

Durante o Goiás Encanto & Prosa, os entrevistados vão abordar um pouco mais de suas carreiras, conquistas e novos projetos. O programa é apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva. O público pode assistir e interagir com os convidados durante a edição ao vivo pela página do Goiás Encanto e Prosa no Facebook ou pelo canal no Youtube do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.