“Eu sou livre! Da literatura de Carolina Maria de Jesus às mulheres negras em Mato Grosso” é tema de roda de conversa

Acontece em 13 de dezembro, próxima segunda-feira, a roda de conversa “Eu sou livre! Da literatura de Carolina Maria de Jesus às mulheres negras em Mato Grosso”. O evento virtual será por meio da plataforma google meet, com a possibilidade de a participação de até 100 pessoas e aberto à comunidade geral, pesquisadoras e pesquisadores, profissionais da educação, estudantes de pós-graduação e de graduação, militantes de movimentos sociais e do movimento social negro. 

As inscrições para participação da roda de conversa já estão abertas e são gratuitas. Interessadas e interessados podem se inscrever acessando o link https://www.instagram.com/cult.carolinamariadejesus/ e o do formulário: https://bityli.com/ZPffDB. Não haverá certificação.

A roda de Conversa visa fomentar a leitura e disseminar a literatura produzida por escritoras negras. A arte da palavra – que considera história, cultura e literatura-, será a grande mediadora sobre esse espaço de formação literária acerca das relações raciais no Brasil para que as pessoas participantes ampliem a compreensão das dinâmicas culturais e sociais que envolvem a sociedade brasileira no combate ao racismo. O evento conta com apoio do Edital Movimentar Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer e Auxílio Vivência 2021 PROCEV/UFMT.

“Em 2020, no âmbito do Coletivo Negro Universitário UFMT, pudemos experimentar diversas atividades artísticas e culturais que articularam a arte literária enquanto ação política, que provoca debates sobre as desigualdades raciais, articulam as potências negras no âmbito coletivo, unindo artistas, educadores, pesquisadores (as) e militantes em processos educativos potentes”, explica a realizadora do evento, Zizele Ferreira, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (Cuiabá-MT), formada em Letras e faz da escrita poética também um “elemento de sobrevivência e alegria rabiscada”. . 

“Esperamos contribuir com a sociedade mato-grossense e, particularmente, com as juventudes e estudantes, por intermédio dos processos educativos mediados pela cultura, através de leituras críticas da arte literária”, acrescentou a professora-mestre Zizele Ferreira (NEPRE/UFMT),

Contatos:

E-mail: roda.carolinamdejesus.contato@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/cult.carolinamariadejesus/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *