Carnaval em Ceilândia: Samba da Guariba faz programação de carnaval para adultos e crianças

Coletivo apresenta bloco no sábado (10) e atividade infantil na terça de carnaval (13), com entrada gratuita

O Samba da Guariba entra no clima do carnaval com atividades nos dias 10 (às 17h) e 13 de fevereiro (ao meio-dia). Com entrada gratuita, os dois dias de festa têm como atração a roda de samba da Guariba e são realizados na EQNM 18/20, em Ceilândia Sul. No sábado, o coletivo coloca na rua o bloco Carnaguariba. Já na terça de carnaval (13/fev), a novidade é o Carnaguaribinha, com música e atividades voltadas para as crianças. As duas atrações integram a programação descentralizada do circuito Brasília em Folia, coordenado pela Associação Artística Mapati (Aama).

O coletivo Samba da Guariba une músicos da região de Ceilândia para rodas de samba, com apresentações feitas, geralmente, nos segundos sábados de cada mês. “Não tocamos em estabelecimentos comerciais, pois a ideia do coletivo é ser um espaço democrático para artistas periféricos. Criamos um espaço de visibilidade no mercado cultural para os artistas que convidamos”, detalha Edson Rodrigues, diretor do coletivo.

No repertório do coletivo estão várias vertentes do samba, como os enredos, os dedicados às religiões afro-brasileira e o samba-rock, além de versões de rock, MPB, pagode e sertanejo. Entre os artistas sempre presentes no repertório estão Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Almir Guineto. “Nossa roda é democrática e vale a experiência musical do artista”, explica Edson.

O Samba da Guariba foi formado em Abril de 2016, a partir de uma ideia criada pelo diretor Emerson Rodrigues, que chamou os dois irmãos, Edson e Damião, para formar um coletivo e proporcionar entretenimento na parte sul de Ceilândia, em particular na Guariroba. Ficou criado, então, o Coletivo Democrático e Popular Samba da Guariba. O grupo produz projetos como o Feijão com samba, com apresentações na Universidade de Brasília (UnB), na extensão ceilândia da UnB. Para o período de carnaval, foi criado um braço para o coletivo, o Carnaguariba, bloco de carnaval que sai desde 2018.

Circuito
Novidade no carnaval de Brasília, o circuito Brasília em Folia reúne três territórios carnavalescos: o Setor Carnavalesco Sul, o Bloco das Montadas e a Plataforma da Diversidade. A programação tem plataformas montadas no Eixo Cultural Ibero Americano, Setor Comercial Sul e no gramado da Biblioteca Nacional. Além das plataformas, o circuito cria um grande corredor, ao longo de quase três quilômetros, onde fanfarras e trios elétricos transitam junto dos foliões, na via S2 e no Eixo Monumental.

Além da programação na região central de Brasília, o projeto inclui ensaios, apresentações e desfiles de blocos da cidade em diferentes regiões administrativas como Ceilândia, Taguatinga, Jardim Botânico, Cruzeiro e Plano Piloto. Toda a programação está disponível no site bsbemfolia.com.br.

O circuito Brasília Em Folia tem fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, realização da Associação Artística Mapati em parceria com o Instituto No Setor e o Distrito Drag e apoio do Instituto Macondo e Fundação Hemocentro de Brasília. 

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *