Por Assessoria
Na última sexta-feira (24), a cidade de Novo São Joaquim, localizada na região leste do estado de Mato Grosso, recebeu o Projeto Circula Portal do Araguaia. A iniciativa, que já passou por nove municípios da região, ofereceu diversas ações, capacitações e atrações artísticas para a população.
Durante o dia, aconteceu o Fórum Cultural com o tema “A Organização do Sistema Municipal de Cultura de Novo São Joaquim e a Integração Cultural com os Municípios do Consórcio Portal do Araguaia”, na Escola Municipal Joaquim Rodrigues. Além disso, foram oferecidas oficinas de artesanato com a Associação Mãos do Araguaia, capoeira com o grupo Capoeira Berimbau, leitura e teatro com a Associação Ciranda e hip hop com a Casa do Hip Hop.
Segundo o coordenador do projeto, Mário Olimpo, “foi muito gratificante, uma inovação na Cultura dessa parte do Araguaia e com certeza, os municípios e a classe artística saíram fortalecidos”.
No período noturno, aconteceu a Feira de Artesanato e Gastronomia, que contou com diversas apresentações artísticas. O evento contou com a presença de grupos artísticos locais como o da APAE, Marina Ferreira, Mauro Costa e Marinete, Dito Costa e Osmar Santos, Zumba, Catereiros do Araguaia, Dança Xavante, Divino Arbués, Bruna Ribeiro, Mestre Jaguar, Capoeira Berimbau, Teatro com João do Couto, Dança do Ventre com a Cia Hadarah Malak, Eudes e Candinho, Break e Hip Hop com a Casa do Hip Hop, Coco Cerrado e Joãozinho, o Bacaninha do Forró.
O prefeito de Novo São Joaquim, Leonardo Farias, destacou a importância do projeto para o município: “Só temos a elogiar o projeto Circula Portal do Araguaia. Tivemos capacitação para que o município possa se fortalecer culturalmente, e tivemos ainda a valorização de vários artistas locais. Isso reforça que não acaba aqui, só é uma motivação para mais eventos com os nossos artistas”.
O Circula Portal do Araguaia tem como objetivo fomentar a cultura e a integração entre os municípios da região. Para acompanhar a programação completa, conferir o que já foi apresentado e entender o impacto do Circula Portal do Araguaia para a região, basta seguir o Instagram: @circulaaraguaia .