Município de Mato Grosso recebe Fórum de Cultura e Feira Cultural com diversas atrações
Por Assessoria
Foi realizada nesta sexta-feira (16), a visita do projeto Circula Portal do Araguaia no município de Araguainha. A tarde, aconteceu um Fórum de Cultura para debater as questões culturais para os próximos anos e parcerias com os outros municípios que fazem parte do Consórcio Portal do Araguaia. Também foi ministrada uma oficina de artesanato e a noite, centenas de pessoas se reuniram para acompanhar a Feira Cultural com diversas atrações.
“Esta é a última circulação do projeto em 2022. O balanço é extremamente positivo. Contribuímos para o fortalecimento da Cultura em todos os municípios visitados, no total de 9 e já realizamos a programação completa em seis deles. O auxílio dos prefeitos e secretários foram fundamentais para dar tudo certo. E vamos seguir em janeiro. Muita coisa boa vem por aí”, garante Mário Olímpio, membro do Instituto de Cultura Mutirum e executor do projeto.
Durante o período noturno, a Avenida Presidente Vargas, ao lado do Ginásio de Esportes, recebeu as apresentações artísticas da Feira Cultural. O secretário de Cultura de Araguaiana, Wcleverson Batista destaca a importância para os artistas locais: “É fundamental para os artistas do nosso município serem os protagonistas das apresentações. Valorizar os nossos talentos e claro, receber mais talentos de outros municípios, enriquece mais ainda o evento. É um projeto que traz muitos benefícios para o Vale do Araguaia”.
E por mais de quatro horas, foram os artistas que tomaram conta do palco e mostraram seu talento. Nego André com berrante, o grupo Tocando em Frente, Dança Bailarte, Ianca Santos, Marcio Sax Alto, Fanfarra Estrela do Araguaia, música gospel, teatro com João do Couto, grupo de Quadrilha Flor do Araguaia, Orquestra de Violeiros de Barra do Garças, Capoeira com Berimbau Brasil, Break e Hip Hop com Wesley Brito, Larissa, Suene e Jukley, dança do ventre com a Cia Hadarah Malak, Divino Arbués e Eudes e Candinho brilharam no palco e encantaram os presentes.
Teve ainda apresnetação de dança Xavante, com indígenas da Aldeia São Marcos, que fizeram o público levantar e até dançar junto. O evento fechou com chave de ouro um ano de muita conquista para a Cultura de Mato Grosso, em especial do Vale do Araguaia. O projeto vai seguir já no mês de janeiro de 2023, com mais ações. Para acompanhar a programação completa, conferir o que já foi apresentado e entender o impacto do Projeto Circula Portal do Araguaia para a região, basta seguir o Instagram: @circulaaraguaia.