A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4/São Sebastião, promoveu na tarde desta quinta-feira (28.07), um pit stop que celebra o Dia Mundial e Nacional Contra as Hepatites Virais, mobilizando a população com entrega de panfletos informativos e realização de exame (teste rápido) para prevenção das doenças, como a do tipo B, em frente o Paço Municipal.
A ação teve a parceria da Prefeitura de Jaciara e a Diretoria Municipal de Trânsito Urbano (DTMU).
Na ocasião, a enfermeira e coordenadora da UBS Sebastião, Luciana Wagner, explicou sobre a iniciativa.
“É uma ação que o UBS São Sebastião está proporcionando para toda a população. Porque todos os meses as unidades de saúde abordam uma campanha e este mês mobilizamos esta, para que a sociedade tenha conhecimento e conscientização das hepatites virais”, disse a coordenadora da UBS 4
Segundo a coordenadora, o pit stop visa alertar mais pessoas sobre o vírus, além de incentivá-las para realização do teste capilar contra a hepatite do tipo B.
No local, populares foram convidados para realizar o teste e receberam o resultado em 15 minutos. “Se der positivo, repetiremos o exame dos pacientes no laboratório da Saúde, para ter a confirmação”, acrescentou.
A moradora do bairro Zé Araçá, Marcilene Ferreira, 45 anos, viu a mobilização dos servidores da unidade de saúde e foi convidada para fazer o teste.
“Cuidar da saúde é importante. Eu estava passando por aqui e gostei da atitude da Saúde por me convidar a fazer o teste. Assim, vai alertar a população sobre os riscos dessas hepatites virais”, comentou a moradora, que obteve o resultado do teste, que foi negativo.
O vigilante Valdiran Macena da Silva, 26 anos, que mora no Vale Formoso, também, foi abordado pelas agentes de saúde. “Tem que fazer mesmo esse teste. Ainda mais, nós que temos o contato com pessoas diariamente, é necessário”, disse o profissional da segurança privada.
Hepatites Virais:
Hepatite A
-Transmissão: Fecal-oral por contato entre indivíduos ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus.
-Prevenção:Lavar sempre as mãos, consumir água tratada, evitar contato com esgoto aberto.
Hepatite B
-Transmissão:Pode ser transmitida por relações sexuais, no contato com sangue ou leite materno de uma pessoa doente.
– Prevenção: Usar preservativo nas relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâmina de barbear, escova de dentes, material de manicure, entre outros.
Hepatite C
-Transmissão: Por compartilhamento de objetos de higiene pessoal e nas relações sexuais sem preservativo.
-Prevenção: Não compartilhar com outras pessoas nada que poss ter entrado em contato com sangue e usar preservativo nas relações sexuais.
Hepatite D
-Transmissão: Por relações sexuais com uma pessoa infectada, a mãe pode passar para a criança durante a gestação, o parto ou na amamentação, pelo compartilhamento de material de uso de drogas e de higiene pessoal.
–Prevenção: Usar preservativo nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Hepatite E
-Transmissão:Fecal-oral por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
-Prevenção: Lavar sempre as mãos, consumir água tratada e cozinhar devidamente os alimentos.
Fonte: Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara