Gastronomia, música e festivais no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 19 de abril, entrevista a consultora de projetos de gastronomia Sônea Stival e o cantor e compositor João Marcello. Apesar de atuarem em setores distintos, os dois convidados compartilham o fato de desenvolverem ações que resgatam e valorizam a história e a cultura goiana e dão visibilidade aos municípios do Estado.

Há quase 20 anos, Sônea Stival, por solicitação dos gestores municipais, faz um diagnóstico da cultura local, estrutura projetos e orienta os prefeitos quanto à realização dos festivais gastronômicos. Ela começou a atuar com esses projetos no Festival Italiano de Nova Veneza, cidade onde nasceu e que é hoje a maior representação da imigração italiana no Centro-Oeste brasileiro. Posteriormente, esse tipo de iniciativa expandiu-se por municípios como São Simão, Niquelândia, Quirinópolis, Uruaçu, entre tantos outros.

Patrimônio cultural

Sônea Stival

Os festivais apresentam muito mais que a culinária local. Eles expõem atrações culturais típicas dos municípios, fomentam o turismo, mostram o artesanato da região e incentivam a adoção de ações voltadas à educação ambiental. Além disso, tais eventos têm como parte de sua programação a realização de shows com cantores de renome nacional.

Sônea Stival estima que já esteve à frente de 50 festivais em todo o Estado. Alguns deles renderam frutos de grande relevância para o município com a apresentação da culinária local. Na semana passada, o prato conhecido como Chica Doida, produzida a partir do milho, foi categorizada como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. O mesmo ocorreu com a Marmelada de Santa Luzia, a marmelada de caixinha, produzida em Luziânia, reconhecida em fevereiro como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás.

Autodidata

O cantor e compositor João Marcello encantou-se pela música aos 11 anos. Autodidata, toca violão e compõe ao piano. Além de atuar com a MPB, interpreta canções religiosas que caracteriza como “música de Deus”. Ele também trabalha com a produção de jingles para partidos políticos e estabelecimentos comerciais, muitos dos quais tiveram grande aceitação do público.

João Marcello

João Marcello teve atuação marcante na realização nas edições do Concurso de Marchinhas Carnavalescas da Cidade de Goiás, que resultaram na produção de três CDs. Grande parte de sua trajetória musical foi desenvolvida nos bares de Goiânia, o que o motivou a integrar a equipe que uniu esforços para que a música ao vivo interpretada por cantores e compositores nos bares e restaurantes de Goiânia nas décadas de 70, 80 e 90 fosse considerada em outubro do ano passado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás

O programa Goiás Encanto & Prosa é transmitido ao vivo toda terça-feira, às 20h30, por sua página no Facebook e pelo canal no Youtube. Ele é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva.

One Reply to “Gastronomia, música e festivais no Goiás Encanto & Prosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *