O município registra 158 casos da doença, que preocupa as autoridades locais.
Em um dos pontos mais críticos, no bairro São Sebastião, em Jaciara, o superintendente de Meio Ambiente e coordenador da Vigilância Ambiental e Sanitária, Stallone Moura, comunicou que cento e dezoito terrenos (lotes) foram denunciados e notificados por não obedecer medidas de prevenção contra o mosquito aedes aegipty (dengue), somente nesta semana.
A fiscalização e bloqueio químico no combate à dengue tem sido intensificado no município, pela equipe de trabalho da Vigilância Ambiental e Sanitária, da Prefeitura de Jaciara, que vem orientando a população sobre a limpeza de terrenos, quintais, espaços públicos na cidade, acúmulo de água parada, afim de riscos à saúde.
“Fizemos as notificações. Já pedimos aos proprietários desses estabelecimentos para que façam as adequações necessárias para as medidas preventivas no combate à dengue. O bairro São Sebastião, por exemplo, é uma das comunidades que possui maior concentração de foco e mosquito”, salientou o secretário do Meio Ambiente, que informou que no São Sebastião teve “vários registros, entre eles, sete quarteirões foram constatados larvas, tendo o foco de mosquito da dengue”.
Segundo o secretário, a situação é considerada grave, conforme Vigilância Sanitária, que faz alerta à população para que reforce os cuidados com o quintal e o acúmulo de água nas residências.
“Os cuidados dependem de cada um. É necessário que cada cidadão ou cidadã desta cidade cuide do seu terreno, em fazer adequadação e se prevenirem, pois tudo isso, com o objetivo de garantir melhor a qualidade de vida. Não adianta estarmos só com a equipe de trabalho, se falta a consciência da população sobre um grave problema que põe em risco à saúde de todos. Então, queremos a colaboração da nossa sociedade, completou Moura.
Para o coordenador municipal de Vigilância Ambiental em exercício, Elain Rezende, que tem acompanhado a equipe de fiscalização e dedetização química nas comunidades do município, falou da resistência de moradores durante a abordagem nas residências.
“Gostaríamos de pedir aos moradores para que recebam os agentes sanitários municipais e estaduais, que visitam os imóveis. Porque eles estão ali para orientar”, contou o servidor público, ao enfatizar que o processo de borrifação tende a “destruir o mosquito da dengue” para que não vá a outros locais. Os moradores têm que se atentar quanto a situação que vivemos em Jaciara. A orientação não é somente ao bairro São Sebastião, mas para toda cidade, finalizou.
RECLAMAÇÃO OU DENÚNCIA: Vigilância Sanitária de Jaciara pode ser obtidas no telefone (66) 3461-4602.
Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara