Jovens e adultos de seis comunidades jaciarenses são contemplados pelo programa do governo estadual.
Quinhentos e sessenta alunos jaciarenses terminaram a primeira etapa do Programa Muxirum MT Mais, voltado para alfabetização de jovens e adultos. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura de Jaciara.
Desses mais de 500 estudantes que foram alfabetizados pelo programa em 2021, parte vive em seis comunidades rurais. São elas: Cachoeirão, Chocheirinha, União da Vitória, Egídio Bruneto, Renascer e São Francisco.
Segundo a coordenação municipal do Muxirum, só nessas localidades somam dez turmas com o público juvenil e adulto. No total, foram 54 turmas beneficiadas em toda a cidade.
Um ato de encerramento da aprendizagem dos alunos ocorreu na tarde da última quarta-feira (19.01) em um barracão da Associação de Moradores do Renascer, onde contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, representando a prefeita Andréia Wagner (PSB), que estava em outro compromisso no paço municipal, do coordenador estadual do Programa Mais MT Muxirum, Marcelo Fastro, e da professora Marlene Gama.
“Parabenizo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação envolvidos no projeto e aos estudantes pela dedicação ao ensino. E já antecipo que o Programa Mais MT Muxirum continuará este ano, para atender a população do nosso município. Nós temos um bom exemplo nessa comunidade rural, a professora Marlene, que não tem medido esforço em ensinar seus alunos”, destacou a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.
Os alunos iniciaram a alfabetização em setembro do ano passado. As aulas do MT Mais Muxirum seriam encerradas no mês de dezembro de 2021, mas tiveram que ser prorrogadas e foram finalizadas na tarde desta quarta.
Segundo a Seduc, as matrículas do Mais MT Muxirum terão início a partir de março e as aulas iniciaram em 4 de abril.
“Eu gosto muito do que eu faço, principalmente em ensinar jovens e adultos. Agradeço a Deus por concluir o ensino de alfabetização para essa turma. Não foi fácil. Às vezes, andava a mais 2 km para chegar em cada casa dos alunos para chamá-los em participarem das aulas”, contou a professora Marlene Gama, no evento de encerramento.
A aluna Neuza Francisca da Silva, 63 anos, falou que a alfabetização mudou sua vida.
“Agradeço a Deus por esta oportunidade. Antes de conhecer este ambiente, eu era uma pessoa muito tímida, quase não sorria pra ninguém. Aí, Deus preparou a professora Marlene, que nos ajudou muito no ensino. Nos primeiros dias quase não falava e estava com vergonha da idade. Mas, depois só maravilha porque pude ler e escrever”, disse a idosa.
O coordenador estadual do MT Mais Muxirum, Manoel Fastro, representado a Seduc, explicou sobre a oportunidade aos alunos, quanto o incentivo do governo estadual em ampliar a alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso.
“É uma honra estar acompanhado vocês nesse local. Por que aqui que começa tudo! O programa MT Mais Muxurum vai até onde as pessoas precisam aprender. Nós queremos ampliar um pouco mais”, salientou o coordenador da Seduc, que enalteceu a parceria da administração municipal.
Também participou do ato de encerramento, a vereadora jaciarense Simone Rodrigues (PSL).
Everaldo Galdino / Ascom da Prefeitura de Jaciara