Mais de 500 alunos de Jaciara concluem primeira etapa do MT Mais Muxirum de Alfabetização

Jovens e adultos de seis comunidades jaciarenses são contemplados pelo programa do governo estadual.

Quinhentos e sessenta alunos jaciarenses terminaram a primeira etapa do Programa Muxirum MT Mais, voltado para alfabetização de jovens e adultos.  A iniciativa é do Governo de Mato Grosso, por meio da  Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura de Jaciara. 

Desses mais de 500 estudantes que foram alfabetizados  pelo  programa  em 2021, parte vive em seis comunidades rurais. São elas: Cachoeirão, Chocheirinha, União da Vitória, Egídio Bruneto, Renascer e São Francisco.

Segundo a coordenação municipal do Muxirum, só nessas localidades   somam dez turmas com o público  juvenil  e adulto.  No total, foram 54 turmas beneficiadas em toda a cidade.

Um ato de encerramento da aprendizagem dos alunos ocorreu na tarde da última quarta-feira (19.01) em um barracão da Associação de Moradores do Renascer, onde contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, representando a prefeita Andréia Wagner (PSB), que estava em outro compromisso no paço municipal,    do coordenador estadual do Programa  Mais MT Muxirum, Marcelo  Fastro, e da professora Marlene Gama.

“Parabenizo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação envolvidos no projeto e aos estudantes pela dedicação ao ensino.  E já antecipo  que o  Programa  Mais  MT  Muxirum   continuará este ano, para atender a população do nosso município. Nós temos um bom exemplo nessa comunidade rural,   a professora Marlene, que  não tem  medido  esforço  em ensinar seus alunos”,  destacou a secretária municipal de Educação,  Márcia Cristina Ferreira.

Os alunos iniciaram a alfabetização em setembro do ano passado.  As aulas do MT Mais Muxirum seriam encerradas no mês de dezembro de 2021, mas tiveram que ser prorrogadas e foram finalizadas na tarde desta quarta.

Segundo a Seduc, as matrículas do Mais MT Muxirum  terão início a partir de março e as aulas iniciaram em 4 de abril.

“Eu gosto muito do que eu faço, principalmente em ensinar jovens e adultos. Agradeço a Deus por concluir o ensino de alfabetização para essa turma.   Não foi fácil. Às vezes, andava a mais 2 km para  chegar em cada  casa  dos  alunos para  chamá-los  em participarem  das aulas”, contou a professora Marlene Gama, no evento de encerramento.

A aluna Neuza Francisca da Silva, 63 anos, falou que a alfabetização mudou sua vida.

“Agradeço a Deus por esta oportunidade. Antes de conhecer este ambiente, eu era uma pessoa muito tímida, quase não sorria pra ninguém.  Aí, Deus preparou a professora Marlene, que nos ajudou muito no ensino. Nos primeiros dias quase não falava e estava com vergonha da idade. Mas, depois só maravilha porque pude ler e escrever”,  disse a idosa.

O coordenador estadual do MT Mais Muxirum, Manoel Fastro, representado a Seduc, explicou sobre a oportunidade aos alunos, quanto o incentivo do governo estadual em ampliar a  alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso.

“É uma honra estar acompanhado vocês nesse local. Por que aqui que começa tudo!  O programa MT Mais Muxurum  vai até  onde as pessoas precisam aprender. Nós queremos ampliar um pouco mais”, salientou o coordenador da Seduc,  que enalteceu a parceria  da administração municipal.

Também participou do ato de encerramento, a vereadora jaciarense Simone Rodrigues (PSL).

Everaldo Galdino / Ascom da Prefeitura de Jaciara   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *