Dança e edição de livros artísticos no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 18 de janeiro, disponibiliza ao público entrevistas com pessoas que desenvolvem trabalhos diferenciados, voltados ao resgate da cidadania e valorização das manifestações artísticas e culturais. Uma das iniciativas é efetivada pelo grupo Adesc Dance, da Associação dos Deficientes de Senador Canedo. A outra ação é desenvolvida pelo editor de livros Joaquim Felipe Oliveira e Silva, especialista em produzir livros de artistas plásticos, nos quais brinda os leitores com a descrição e imagens da obra dos autores.

O grupo Adesc Dance foi fundado no início de 2020. Devido à pandemia de Covid-19, a equipe teve de adiar as apresentações que integravam a programação de eventos no município. O grupo é composto por cinco pessoas. Destes, três participam da entrevista ao Goiás Encanto & Prosa – a professora de Educação Física Vânia Dourado, a segunda tesoureira da Adesc, Adriana Alves dos Santos e o secretário da entidade, Ênio Pires Bueno.

Vânia Dourado acentua que o ato de dançar, mesmo que em cadeira de rodas, tem o mérito de promover a autoestima, de possibilitar o entretenimento e de atenuar as limitações relacionadas à deficiência. A estreia do grupo aconteceu em dezembro do ano passado, durante a festa de confraternização da entidade. A professora de Educação Física destaca que a equipe tem preparado outras coreografias a serem encenadas em breve, nas quais se evidenciam o louvor e o agradecimento.

Arte em livros

Aos 23 anos, o editor de livros Joaquim Felipe se destaca pela criatividade, empreendedorismo e inovação. Ele é graduado em Museologia pela Universidade de Brasília (UnB). Desde a adolescência, tinha como hobby fazer a encadernação de livros. Aos poucos, ele aprofundou seus conhecimentos em editoração e o lazer foi se transformando em profissão. Joaquim Felipe trabalhou na Editora Nega Lilu, em Goiânia, e editou livros de Augusto Cury.

Em 2021, Joaquim Felipe fundou a Editora Anômalo, localizada no Centro de Goiânia. Neste período, editou livros do estudante Fernando Augusto e dos artistas plásticos André Felipe Cardoso, Flávio Edreira e Katiúscia Brito. O jovem editor relata que quando fazia o curso de Museologia fez pesquisas sobre livros de artistas que tinham como conteúdos as obras de arte. A riqueza de detalhes e a beleza das peças o motivou a apresentar para a população a arte de diferentes autores por meio de livros.

O programa Goiás Encanto & Prosa é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Maria José Silva. Ele é transmitido ao vivo às 19h30 das terças-feiras, pela página do programa no Facebook e pelo nosso canal Youtube.

4 Replies to “Dança e edição de livros artísticos no Goiás Encanto & Prosa”

  1. Parabéns aos jornalistas João Negrão e Maria José por nos apresentar talentos tão relevantes. Parabéns aos participantes também. Continuem brilhando. Avante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *