Educação em Direitos Humanos entrevista a professora Sinara Zardo

A entrevistada da professora Nair Bicalho nesta edição do  Educação em Direitos Humanos – Programa da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, é a professora Sinara Pollom Zardo da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB).

Ela é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É docente da graduação e pós-graduação da FE e também do Programa de Direitos Humanos e Cidadania do CEAM/UnB.

A professora coordenou o Laboratório de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual da FE/UnB, foi coordenadora geral de articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino na SEESP/MEC e, atualmente, é diretora da Diretoria de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB.

Sinara Zardo desenvolve estudos e pesquisas em políticas públicas de educação inclusiva e de educação em direitos humanos, além de gestão e organização dos sistemas de ensino para a educação inclusiva. É autora e organizadora de livros, artigos e capítulos de livros sobre essas temáticas.

Nesta entrevista, ela tratou da sua experiência com o tema dos direitos humanos e da educação em direitos humanos junto ao Ministério da Educação e na coordenação geral de Educação em Direitos Humanos junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Um dos destaques foi o acompanhamento do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH), cujo tema foi objeto de sua pesquisa, além de ter sido membro integrante deste. Também  acompanhou o processo de construção das Diretrizes  Nacionais de Educação em Direitos Humanos (2012) junto ao Conselho Nacional de Educação. Atualmente, está encarregada da construção da política de acessibilidade da UnB, de modo a contribuir para garantir junto à comunidade universitária o respeito à diversidade e às diferenças, permitindo assim a formação de uma cultura de direitos humanos na universidade.

Acompanhe a entrevista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *