O lançamento oficial da Rede Governança Argentina (RGA), como apoio e inspiração no modelo da Rede Governança Brasil (RGB), tornou-se um marco na expansão da governança pela América Latina. A primeira atividade pública entre as instituições foi realizada na tarde desta segunda-feira (16.08), por meio de Webinar “Governança: falemos a mesma língua”, no qual um time de especialistas fez abordagens sobre o assunto em português e espanhol, com tradução simultânea no canal do YouTube da RGB, conteúdo que permanece disponível para quem não conseguiu acompanhar o evento ao vivo.
“Sinto uma grande emoção de fazer parte dessa primeira apresentação pública sobre a Rede Governança Argentina. Esta Rede é formada por profissionais, professores e intelectuais de diversas áreas, inclusive, de diversos locais do nosso belo país. Por que estamos fazendo isso? Como qualquer outro cidadão, sonhamos com um país melhor”, disse o contador público e mestre em Auditoria Governamental, Anibal Kohlhber, membro da RGA.
Na oportunidade, acompanhado do presidente do Conselho de Administração, Luiz Antonio Valle, e do presidente da Diretoria Executiva, Petrus Elesbão, o embaixador da RGB, ministro Augusto Nardes, explicou sobre o funcionamento e história da rede colaborativa brasileira.
“Ficamos muitos felizes pelo convite do Anibal e todas as lideranças argentinas. Sou fronteiríssimo e próximo das missões argentinas e brasileiras. Portanto, temos uma importante cultura forte e múltipla. Começamos esse trabalho na RGB, que faz mais de dois anos de existência, implantamos a tese da boa prática de governança no Tribunal de Contas da União entre 2012 e 2014. E agora estamos fazendo esse intercâmbio, essa integração, com os amigos argentinos. Sei que, com a liderança de vocês, faremos a governança crescer na Argentina, na Colômbia, no Chile e em todos os países da América Latina”, afirmou
“É um prazer compartilhar esse encontro com Jésus Rodrigues, presidente da Auditoria Geral da Argentina, que é um grande inspirador das questões de governança pública. E são necessárias para o Brasil e para Argentina e para o conjunto do continente. Governança é uma linguagem universal que atinge positivamente a todos, independentemente de diferenças linguísticas, culturais, políticas e de gênero. Essa universalidade possui o potencial de unir argentinos, brasileiros e tantos outros irmãos latino-americanos na causa comum do bom governo, da eficiência, da inovação, do desenvolvimento sustentável e da diversidade”, comemorou o diretor de Relações Internacionais da RGB e Alagov, Macleuler Lima.
Para o coordenador do Comitê de Governança na Agricultura Pecuária e Abastecimento da RGB, Daniel Catelli, “é importantíssima essa oportunidade de sensibilizar as pessoas sobre a importância da governança pública, que é o conjunto de mecanismos que podem servir para o aprimoramento da ação governamental, sempre com foco no cidadão.”
“A crise humanitária, em uma escala global, tem se intensificado bastante e, durante a pandemia, é notório que temos condições de melhorar a governança nos nossos países. As consequências que tivemos na nossa região foram realmente infortunas. Esse foi o impacto que a pandemia teve sobre a governança global em instituições multilaterais, mas está claro também que a pandemia trouxe a inclusão do poder global nos diferentes atores da política mundial”, defendeu o presidente da CTPBG e da Auditoria Geral da Argentina, Jesús Rodrígues.
Da Assessoria de Imprensa RGB