OAB do DF repudia abordagem racista de PMs a ciclista negro na Cidade Ocidental

Da Redação

A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Distrito Federal, emitiu nota em que repudia a ação policial contra o ciclista e youtuber Filipe Ferreira, na Cidade Ocidental (GO), município do Entorno de Brasília. O atleta sofreu uma abordagem em que os policiais militar goianos apontam-lhe armas e o algemam, num flagrante desrespeito e expressão do racismo estrutural.

“Ao longo de décadas, os negros e negras passaram por todo e qualquer tipo de discriminação; rotineiramente os jovens das periferias são abordados sem qualquer motivação idônea, simplesmente por serem negros e negras.
É fato que é que as novas gerações já não aceitam abaixar a cabeça. A indignação é verdadeira e fruto de um rompimento com a subserviência”, diz a nota da OAB-DF.

Confira o vídeo da abordagem:

Confira a íntegra da nota:

NOTA DA OAB-DF: NÃO AO RACISMO ESTRUTURAL!

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da sua Presidência, da Vice-Presidência, da Comissão e da Diretoria de Igualdade Racial manifestam solidariedade ao atleta Filipe Ferreira, que sofreu uma abordagem policial conforme postou em suas redes sociais na noite do dia 28, fato ocorrido em parque de Cidade Ocidental, Goiás, de modo agressivo e preconceituoso.
Ao longo de décadas, os negros e negras passaram por todo e qualquer tipo de discriminação; rotineiramente os jovens das periferias são abordados sem qualquer motivação idônea, simplesmente por serem negros e negras.
É fato que é que as novas gerações já não aceitam abaixar a cabeça. A indignação é verdadeira e fruto de um rompimento com a subserviência.
Estamos em contato com os nossos colegas advogados ativistas pela causa da Igualdade Racial em Cidade Ocidental. Dizemos Não ao racismo! Racismo não é mal-entendido. Racismo é crime!

Beethoven Andrade
Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF

Josefina Serra dos Santos
Diretora de Igualdade Racial da OAB-DF

Cristiane Damasceno
Copresidente da OAB-DF

Délio Lins e Silva Jr.
Presidente da OAB-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *