Unegro denuncia publicidade racista da prefeitura de Juazeiro, na Bahia

Da Redação

 

A União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro)  em Juazeiro, na Bahia, denuncia que a campanha da prefeitura local de conscientização das medidas protetivas contra o coronavírus é de conteúdo racista.

A campanha, sobretudo de outdoors espalhados pela cidade, é típica de racismo institucional e reforça o racismo estrutural, afirmou a professora Queila Patrícia, presidente da Unegro Juazeiro, em entrevista à TV 61.

No final de semana a Unegro de Juazeiro (BA) havia emitido uma nota de repúdio à publicidade da prefeitura.

Confira a entrevista com a professora Queila e depois do vídeo a nota da Unegro:

 

Nota de Repúdio

 

A União de Negras e Negros Pela Igualdade-Juazeiro Bahia vem por meio de nota de repúdio chamar a atenção para o equívoco cometido pela publicidade da gestão municipal, quando apresenta uma realidade distorcida acerca da população negra perante ao contexto pandêmico. Ao contrário do que mostra a propaganda da prefeitura, a culpa da disseminação recaindo sobre nós, povo preto, quando na verdade somos as maiores vítimas da pandemia. Quem está promovendo festinhas particulares e aglomerando não é o povo preto pobre. Pelo contrário, estamos é morrendo, pois temos que sair de casa para buscar o sustento, pegarmos transportes públicos lotados sem o mínimo de segurança sanitária, quando não estamos desempregadas/os; se estamos trabalhando, podemos ser contaminadas/os pela/o patroa/patrão que estava na sua lancha aos finais de semana na ilha do Maroto ou nas chácaras fazendo churrasco, sem falar no fato de sermos menos vacinadas/os, segundo o Ministério da Saúde que aponta para “Apenas 19% dos imunizados no Brasil são pretos ou pardos, que constituem 56% dos brasileiros.” (Fonte:https://oglobo.globo.com/sociedade/vacina/covid-19-maioria-da-populacao-negros-foram-menos-vacinados-ate-agora-24891207 – outros sites de notícia também publicaram.) Relembremos de fatos anteriores repercutidos nacionalmente, como vídeos fazendo rechaço e deboche ao governador e diminuindo Juazeiro por conta do fechamento de bares. Onde estavam essas pessoas? Qual era o perfil do autor do vídeo? Então, é necessário o cuidado nas questões raciais, não pensar que, quando falamos de mais caras negras nas publicidades, não é trazendo uma carga de culpabilização e responsabilização, quando na total realidade, a vítima somos nós. Com isso, não estamos afirmando que as pessoas não negras não sejam vítimas da COVID e que as pessoas negras não estão cometendo erros na pandemia. Mas a armadilha da publicidade em, mais uma vez, colocar as pessoas pretas como responsáveis pelas mazelas, catástrofes, males… Quando sabemos que a publicidade é o meio de se comunicar com a população e, a depender do que esteja visível nela, pode sim reforçar velhos estigmas e estereótipos. Queremos mais vacinas para o nosso povo! Enquanto ela não vem, exigimos a retirada da propaganda racista das ruas de Juazeiro e queremos Assistência Social por meio de benefícios eventuais. ASCOM/UNEGRO Juazeiro-BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *