O Palhaço no Ensino da Pedagogia é o tema desta conversa com o professor Cláudio Moraes

Por João Negrão

 

Cláudio Moraes é professor universitário, pedagogo e palhaço. Ele acaba de concluir uma pós-graduação em que seu objeto é justamente o Palhaço no Ensino da Pedagogia. Partindo de sua própria experiência de professor-palhaço, ministrando aulas em faculdades do Distrito Federal, em escolas e qualquer outro ambiente que é convidado, ele formulou esse estudo.

Nesta entrevista ele fala principalmente desse trabalho e de sua paixão pela Pedagogia e a Palhaçaria, inclusive de sua experiência como professor da bela arte de ser palhaço. Conversamos ainda sobre seus personagens, especialmente do Canudinho, que também resolveu “aparecer” na entrevista.

Cláudio é também um dos colaboradores do nosso site, onde assina a coluna “Pedagogia Crítica”.

Falamos ainda sobre a situação dos artistas neste momento de pandemia e sob dois governos (federal e distrital) sem nenhum compromisso com as artes e a cultura.

Confira o vídeo:

4 Replies to “O Palhaço no Ensino da Pedagogia é o tema desta conversa com o professor Cláudio Moraes”

  1. Sou adimirador do trabalho e amigo pessoal do professor Cláudio desde infância! Sempre teve um viés comigo cultural nato. Pessoa com sagacidade e percepção para transformar um simples bate papo em uma conversa demorada com gargalhadas constantes.

  2. Parabéns prof. Cláudio Duarte pelo belo trabalho e a entrevista falando da educação e a arte da palhaçaria. A educação deve ser libertadora gerando valor afetivo, da criança ao adulto, por meio da alegria e do encantamento do Palhaço Pedagogico.

    1. Realmente caro Cassio, o trabalho do palhaço pedagógico é uma mescla de afetividade, alegria e encantamentos por onde anda.
      Grato viu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *