Por João Negrão
Cláudio Moraes é professor universitário, pedagogo e palhaço. Ele acaba de concluir uma pós-graduação em que seu objeto é justamente o Palhaço no Ensino da Pedagogia. Partindo de sua própria experiência de professor-palhaço, ministrando aulas em faculdades do Distrito Federal, em escolas e qualquer outro ambiente que é convidado, ele formulou esse estudo.
Nesta entrevista ele fala principalmente desse trabalho e de sua paixão pela Pedagogia e a Palhaçaria, inclusive de sua experiência como professor da bela arte de ser palhaço. Conversamos ainda sobre seus personagens, especialmente do Canudinho, que também resolveu “aparecer” na entrevista.
Cláudio é também um dos colaboradores do nosso site, onde assina a coluna “Pedagogia Crítica”.
Falamos ainda sobre a situação dos artistas neste momento de pandemia e sob dois governos (federal e distrital) sem nenhum compromisso com as artes e a cultura.
Confira o vídeo:
Sou adimirador do trabalho e amigo pessoal do professor Cláudio desde infância! Sempre teve um viés comigo cultural nato. Pessoa com sagacidade e percepção para transformar um simples bate papo em uma conversa demorada com gargalhadas constantes.
Meu querido amigo Junior, gratidão por suas palavras e sua confiança em meu trabalho educacional.
Parabéns prof. Cláudio Duarte pelo belo trabalho e a entrevista falando da educação e a arte da palhaçaria. A educação deve ser libertadora gerando valor afetivo, da criança ao adulto, por meio da alegria e do encantamento do Palhaço Pedagogico.
Realmente caro Cassio, o trabalho do palhaço pedagógico é uma mescla de afetividade, alegria e encantamentos por onde anda.
Grato viu.