Estilistas do DF apresentam coleções no Museu de Arte de Brasília

Trabalhos inéditos são resultado de seleção e curadoria do projeto Sense Moda Criativa. Série de desfiles é realizada no dia 15 de junho

O projeto Sense Moda Criativa realiza seu desfile final no dia 15 de junho, a partir das 15 horas. A apresentação das coleções desenvolvidas por cinco estilistas que participaram da seleção e curadoria do projeto é no Museu Nacional de Brasília (MAB). A tarde voltada à moda autoral de Brasília tem programação que inclui performances com as drag queens Licorina Impéria, Piper Imperia e Tonhão Nunes, e música com o DJ Lugui. A entrada é gratuita.

Até chegar ao desfile, os estilistas Adora Black, Diego Rocha, Luyd, Tarcisio Rocha e Tom Sousa passaram por processo seletivo e criaram peças com a orientação de uma banca curadora formada por três profissionais reconhecidos no mercado de moda do DF: Fernanda Ferrugem, Rafaella Lacerda e Victor Hugo Soulivier. Os profissionais avaliaram quesitos como conceito, referência, criatividade e capacidade técnica. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Na edição deste ano, os designers trabalharam o tema da moda agênero. Voltar o olhar para a criação de peças por esta perspectiva é urgente, de acordo com o designer de moda e criador do Sense Moda Criativa, Igor Alessandro. “É empolgante observar a perspectiva de cada estilista e ver como cada um escolhe seguir adiante sem se prender às amarras de gênero que a sociedade costuma impor, especialmente por meio das roupas que são setorizadas nas lojas”, avalia.

Salto profissional

Com as coleções apresentadas, o Sense reforça a sua vocação de propiciar que criadores de moda deem um salto de qualidade em seus portfólios para que eles se fortaleçam no mercado. Na primeira edição, realizada em 2023, o projeto apresentou cinco coleções-cápsula em um desfile com estrutura profissional. “Conseguimos lançar talentos notáveis no mercado, e minha esperança é que possamos continuar a impulsionar cada vez mais talentos locais”, pontua o criador do projeto.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *