Embaixada de Ruanda no Brasil realiza evento solene em homenagem aos 30 anos do Genocídio contra o povo Tutsi

Os ruandeses de todo o mundo se unem este ano pela 30ª vez para lembrar o genocídio que aconteceu em 1994 contra os Tutsi, em Ruanda, com o evento chamado Kwibuka 30

“Kwibuka 30”, significa “lembrar 30” em Kinyarwanda, língua oficial dos ruandeses, e é uma comemoração anual que dura 100 dias e se inicia sempre em 7 de abril. A cerimônia presta homenagem à memória de mais de um milhão de ruandeses que foram mortos no período de 100 dias. Os assassinatos começaram em 7 de abril de 1994 e seguiram até 4 de julho daquele ano, quando a Frente Patriótica do Ruanda interrompeu o massacre. O atual presidente de Ruanda, Paul Kagame, comandou o grupo apaziguador.

Em 2024, após o estabelecimento da Embaixada do Governo de Ruanda no Brasil, Brasília juntou-se a uma longa lista de cidades em todo o mundo onde o evento é realizado. Na quarta-feira, 12 de junho, das 13h30 às 15h, a solenidade acontecerá na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Esta edição do Kwibuka 30 será realizada sob o tema “Lembrar-Unir-Renovar”. 

O evento contará com a presença do embaixador de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, autoridades da República de Ruanda, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e parlamentares brasileiros. 

Dentro da programação será realizada, no mesmo local, de 11 a 14 de junho, uma exposição intitulada “Peace is our choice: A paz é nossa escolha” que traz dados históricos, relatos das vítimas e de outros personagens importantes e histórias de como Ruanda têm conseguido superar um trauma nacional e seguir adiante.

Vale ressaltar que o objetivo principal do Kwibuka é aumentar de maneira sólida a consciência da comunidade internacional sobre o significado da vida e da humanidade, além de servir como um lembrete do compromisso comum de preservar e proteger os direitos humanos fundamentais. Visa também proporcionar uma oportunidade para expressar solidariedade aos sobreviventes e prestar homenagem às vítimas. 

Por fim o evento Kwibuka 30 estebelece um compromisso firme na luta contra a discriminação, a ideologia do genocídio e o discurso de ódio contra determinadas etnias com o objetivo de garantir que tal atrocidade nunca mais aconteça, seja em Ruanda ou em qualquer outro lugar do mundo. Vídeo sobre o Kwibuka 30 para ser usado pelas emissoras de TV: Ruanda: Do desespero à esperança.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *