“Se queres a paz, trabalha pela Justiça”. Curso sobre Ensino Social da Igreja a partir das Encíclicas Sociais

Por: Ana Paula D. I. Barbalho e José Geraldo de S. Junior – JBP/DF

Com essa designação, quase uma ementa, numa promoção da Arquidiocese de Brasília, concebido e executado pela CJP – Comissão de Justiça e Paz de Brasília e com as parcerias daCBJP – Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Vida e Juventude, Cátedra da Unesco da Universidade Católica de Brasília, CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara” e CEPAST/CNBB – Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estará sendo lançado, com início do dia 8 de junho e encontro mensais até 16 de novembro, um curso destinado à formação membros e membras das Pastorais Sociais e Movimentos da Arquidiocese de Brasília, mas aberto até o limite de vagas (120 nesta primeira edição) a agentes de pastorais e leigos, pessoas de boa vontade.

O curso visa promover aprendizagens e trocas de saberes sobre o Ensino Social da Fé, utilizando o método Ver-Discernir-Agir, a partir do estudo dirigido e coletivo das Encíclicas Sociais, visando fortalecer o compromisso social da fé na construção da Justiça e da Paz. Seus objetivos são, no geral, promover aprendizagens e trocas de saberes sobre a Ensino Social da Fé, utilizando o método Ver-Discernir-Agir, a partir do estudo dirigido e coletivo das Encíclicas Sociais, visando fortalecer o compromisso social da fé na construção da Justiça e da Paz; e especificamente, proporcionar momentos de convivência e interação entre membros/as das Pastorais Sociais e Movimentos, criando e aprofundando laços de amizade, fortalecendo a coesão e o compromisso social a partir da fé cristã, principalmente; valorizar as experiências vivenciadas e gerando inovações para promover a disseminação, por meio de momentos de formação o Ensino Social da Igreja para o fortalecimento da ação pastoral e possibilitar a realização de atividades coletivas que deem visibilidade ao compromisso socioambiental, de forma sinodal e fazendo acontecer a Igreja em saída para as periferias geográficas e existenciais.

O Contexto histórico de surgimento de algumas das Encíclicas Sociais. Conteúdo e os princípios do Ensino Social da Igreja a partir das Encíclicas Sociais proporcionam no propósito do curso, estabelecer metas de aprendizagens e troca de saberes, visando a compreender os elementos fundamentais dos contextos históricos que deram origem a cada uma das Encíclicas Sociais; aprofundar os temas principais abordados nas Encíclicas Sociais; conhecer os princípios do Ensino Social da Igreja e seu desenvolvimento histórico, a partir da interação entre fé e razão das ciências e saber fundamentar a prática socioambiental de luta pela justiça a partir das Encíclicas Sociais da Igreja.

Apresentada de modo sistematizado e orgânico em 2004 no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, fruto de trabalho do Pontifício Conselho Justiça e Paz, a Doutrina Social da Igreja, pode se encontrar nesse documento, à luz de seus fundamentos, como nele é compreendida a encíclica RerumNovarum, “na verdade [a] carta magna da atividade cristã no campo social, em busca de uma ordem social justa. À vista dos problemas resultantes da revolução industrial que suscitaram o conflito entre capital e trabalho aquele documento enumera os erros que provocam o mal social, exclui o socialismo como remédio e expõe de modo preciso e atualizado a doutrina católica sobre o trabalho, o direito de propriedade, o princípio da colaboração em contraposição à luta de classes, sobre o direito dos mais fracos, sobre a dignidade dos pobres e as obrigações dos ricos, o direito de associação e o aperfeiçoamento da justiça pela caridade” (https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/609287-rerum-novarum-abriu-caminho-para-a-evolucao-de-toda-a-legislacao-social-e-trabalhista-entrevista-especial-com-jose-geraldo-de-sousa-junior ).

Aliás, a Encíclica RerumNovarum, apresentada logo na abertura do curso, marca o desenvolvimento programático do curso, seguindo sua bibliografia básica constituída pelo livro “Encíclicas Sociais: um guia de leitura”. Edições Paulinas (2023), de autoria do Padre Francisco de Aquino Júnior.

Assim que o Programa, em seguida a Abertura do Curso, a cargo da Presidenta da CJP Ana Paula Inglêz Barbalho e do Cardeal Dom Paulo Cézar, prosseguirá com o estudo das encíclicas sociais (1º Encontro)  RerumNovarum– 1891 e Quadragésimo Anno – 1931(Pio XI);(2º Encontro)Mater et Magistra– 1961 – Pacem In Terris, São João XXIII – Gaudium et Spes– 1962- PopulorumProgressio – 1967 – OctagésimaAdveniens – 1971  (São Paulo VI);(3º Encontro)LaborensExercens– 1981Sollicitudo rei Socialis – 1987 CentesimusAnnus – 1991 (São João Paulo II)Caritas In Veritate(Papa Bento XVI) (4º Encontro) Laudato Si, Laudate Deum, Fratelli Tutti (Papa Francisco); (5º Encontro) Fundamentos, Valores e Princípios do Ensino Social, Teologia dos Três T’s: Terra, Teto e Trabalho, Diálogo com Movimentos Populares. (6º Encontro) – Encerramento do Curso: Apresentação das Pastorais – Experiência da abordagem à vulnerabilidade em cada uma das pastorais e entrega dos certificados.

Além de Dom Paulo Cézar, Dom Antonio Aparecido de Marcus Filho, bispo de referência da CJP e do Curso e da Coordenadora Ana Paula Barbalho, atuarão no programa, como coordenadores de módulo, assessores, animadores: José Geraldo de Sousa Junior, Guilherme Delgado, Cláudio LemosFonteles, Daniel Seidel, Frei Olávio Dotto, OFM,Vicente Sérgio Brasil Fernandes, Prof. JerônimoLauricio (FATEO), Padre JoséErnanne Pinheiro, Dom Jeová Elias, José Carlos Soares de Pinto.

O Curso, na modalidade presencial, realizado no Auditório Dom José Freire Falcão, na Cúria Metropolitana (Anexo da Catedral de Brasília), terá a carga-horária de 30 h/a, com certificado de Curso de Introdução ao Ensino Social da Igreja, via Vida e Juventude, pela Cátedra da UNESCO na UCB – Universidade Católica de Brasília

Como afirma o jesuíta Jean-Marie Faux, no seu livro Ensino Social da Igreja, determinar a influência da Doutrina Social da Igreja sobre a vida do mundo é uma tarefa delicada e só se pode chegar a uma cautelosa aproximação. Para ele, as “Encíclicas se dirigem, antes de tudo, aos fiéis da Igreja e ao pensamento e à vida dos católicos, podendo gerar um impacto”, que não é fácil avaliar. Considerando as exortações do Papa Francisco, especialmente na EvangeliiGaudium, mesmo entre os católicos, sobretudo os demasiado acomodados às sacristias, é que as encíclicas circulam muito pouco, sendo a atenção mais voltada para as homilias paroquiais e aos catecismos que aos estudos difíceis. Por isso não surpreende posturas muito contraditórias com aspectos fundamentais de doutrina, contidos nesses documentos, que não alcançam a prática nem dos indivíduos, nem das comunidades. É muito pouco fraterna a sociabilidade corrente, por isso o chamado do Papa Francisco a uma Igreja em Saída e um apelo para que sejamos fratelli tutti (https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/609287-rerum-novarum-abriu-caminho-para-a-evolucao-de-toda-a-legislacao-social-e-trabalhista-entrevista-especial-com-jose-geraldo-de-sousa-junior).

Serviço

Abertas as Inscrições para o Curso sobre Ensino Social da Igreja da Arquidiocese de Brasília

A formação ocorrerá no Auditório Dom José Freire Falcão, na Cúria Metropolitana de Brasília – Esplanada dos Ministérios, sempre aos sábados, das 8h30 às 12h, nas datas 08/06, 13/07, 10/08, 14/09, 19/10 e 16/11 de 2024.

As vagas são limitadas à capacidade do auditório e as inscrições encerram em 03/06/2024.

Inscreva-se no link https://forms.gle/PcFajCc71fEwB8tV7

(*) Por Ana Paula Daltoé Inglez Barbalho e José Geraldo de Sousa Junior

*Ana Paula Daltoé Inglez Barbalho, advogada, bióloga e mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília, presidente da Comissão Justiça e Paz de Brasília.

** JoséGeraldo de Sousa Junior, professor emérito e ex-Reitor da UnB; membro da Comissão Justiça e Paz de Brasília.

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