Foto: Silvina Frydlewsky - Ministerio de Cultura de la Nación

MinC participa, na Argentina, de Encontro Nacional de Formação Cultural

Representada pelo secretário Fabiano Piúba, Cultura participa de diálogos para apresentação de políticas públicas brasileiras sobre cultura e educação

O Ministério da Cultura (MinC) participa nos dias 4 e 5 de setembro, na Argentina, do Encontro Nacional de Formação Cultural, no Centro Cultural Kirchner. Representada pelo secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Fabiano Piúba, integra , nesta terça (5) a “Conferência Magna: “Cultura, política e soberania na América Latina”.

“Estou na Argentina para participar desse importante Encontro Nacional de Formação Cultural. Um espaço para apresentação do que o MinC tem feito. E vamos falar sobre as experiências das políticas culturais do Brasil”, afirma o secretário da Sefli.

O evento é organizado pelo Ministério da Cultura da Argentina e pela Secretaria de Gestão Cultural, através da Direção Nacional de Formação Cultural, que reúne milhares de trabalhadores culturais de todo o país. Na mesa com representação do MinC a proposta é a reflexão sobre as perspectivas e desafios das políticas culturais no quadro dos processos democráticos regionais, considerando as múltiplas dimensões da cultura, tanto no campo simbólico, em relação à construção da cidadania, comunidades e federalização, como bem como em termos de trabalho, desafios dos modelos industriais e das novas tecnologias em função do desenvolvimento autónomo dos países e da integração regional.

Também participarão da “Conferência Magna” Federico Prieto, Secretário de Gestão Cultural do Ministério da Cultura da Nação, da Argentina; Verónica Mato, deputada nacional do Uruguai; Marianela Riquelme Aguilar, chefe do Departamento de Cidadania Cultural da Subsecretaria das Culturas das Artes do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile; e Matías Capeluto, diretor Executivo da Casa Pátria Grande “Presidente Néstor C. Kirchner”, na Argentina.

Formação

O Encontro Nacional de Formação Cultural insere-se num conjunto de atividades em desenvolvimento para a formação e atualização contínua das ferramentas e conhecimentos dos trabalhadores. O evento reúne milhares de trabalhadores culturais de todo o país. Esta atividade insere-se numa política pública importante do Ministério da Cultura da Nação desde 2019. O seu eixo é a formação e profissionalização de gestores, produtores, formadores e promotores culturais, procurando criar e fortalecer espaços, redes e projetos ligados a práticas culturais.

Durante os dois dias haverá master classes, conversas, oficinas, mesas de vivência e troca e exposições sobre arte, tecnologia, ambientalismo, tango argentino; públicos, audiências e comunidades, formação para gestão cultural, vivências e conhecimentos comunitários; participação, cultura, democracia e política; conhecimentos e ofícios, entre outros temas e conhecimentos.

Ainda na Argentina, Fabiano Piúba participa de reuniões e encontros com autoridades, gestores e agentes culturais do país sobre a pauta cultura e educação.

Confira aqui a programação completa do Encontro Nacional de Formação Cultural aqui.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *