A vereadora Edna Sampaio (PT) anunciou a abertura das inscrições para o curso de capacitação “Educação antirracista: metodologia e base teórica para a elaboração de projetos”, voltado a professores, educadores populares e representantes de movimentos sociais, que acontecerá entre os dias 05 de outubro e 30 de novembro.
A ação é promovida pelo gabinete da vereadora e integra a pré-programação da 3ª Semana da Consciência Negra.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de 26/08/23 a 30/09/23.As aulas serão realizadas nos dias 11/10; 19/10; 26/10; 09/11; 16/11; 23/11 e 30/11, das 19h às 21h30, no Palácio da Instrução.
Confira o link para inscrições:https://docs.google.com/forms/d/1bGX8apWd726rTUxaKMquLS0jkYMCjjA4o69lcX_BV2c/edit
A ação é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Estamira Gomes de Sousa, da Universidade Federal de Rondonópolis (Neabi/UFR), docentes dos departamentos de História e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria de Estado de Cultura (Secel-MT).
Além de professores, a atividade é voltada a militantes de movimentos sociais (estudantil, de mulheres, negro etc.). O objetivo é levar os participantes a desenvolver e implementar projetos que incorporem perspectivas antirracistas em currículos e metodologias de ensino, dentro e fora da escola.
A capacitação atende à lei 10.369/03, que determina a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino e será ministrada por especialistas renomados no campo das pesquisas em relações raciais.
“Este ano, tenho mais clareza ainda da importância de a gente discutir o racismo em nosso estado. É fundamental. Não podemos continuar sendo vítimas de violência racial por um lado e, por outro, os racistas se colocarem como não racistas, como não agressores”, disse a vereadora Edna.
“Queremos que os professores venham, discutam, compreendam o que é o racismo e saiam daqui em condições de desenvolver projetos nas suas escolas para trabalhar a política educacional antirracista. Estou muito animada, pois é a primeira vez que vamos abrir a programação antes mesmo de novembro”.
Quem são os palestrantes
Profa. Dra. Edna Luzia Almeida Sampaio
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atua como docente da Universidade do Estado de Mato (UNEMAT) e Gestora Governamental.
Prof. Dr. José de Oliveira
Administrador, Pós-graduado em Gestão Empresarial, Ecologista Social, Pesquisador em Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial, Empreendedorismo Étnico-racial, Direitos Humanos e Racismo Institucional. Coordenou a elaboração do pré-projeto da lei 10.639.
Profa. Dra. Ana Carolina da Silva Borges
Pós-Doutora em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutoranda em História e Professora Efetiva na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Vinculada aos Grupos de Pesquisas: Coletivo Negro: grupos de estudos sobre racismo, segregação, encarceramento e genocídio no Brasil (UFR) e História e Estudos de Genêro (UFMT), trabalha com populações tradicionais, populações indígenas, populações ribeirinhas e mulheres negras.
Profa. Dra. Priscila de Oliveira Xavier Scudder
Mulher Negra, Militante Contrarracista, membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras (e) Negras (os)/ABPN. Filiada ao Movimento Negro Unificado/MNU; Membro da Associação Araxá/Rondonópolis/MT. Dra. Honoris Causa, por suas lutas contra o racismo, em defesa dos territórios tradicionais e das religiões de matriz africana e pelo direito de bem-viver da população negra e de todos os seres. Gerente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas “Estamira Gomes de Sousa”/NEABI/UFR.
Profa. Dra. Rosângela Aparecida Cardoso da Cruz
Graduada e especialista em Letras (UFMT/campus de Rondonópolis), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMT). Doutora em Letras/Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos em Literatura de Autoria Feminina Brasileira (LAFEB), pesquisadora das temáticas relacionadas às questões de gênero, literatura contemporânea e literatura afro-brasileira produzida por mulheres negras.
Da Assessoria
PARABÉNS VER. EDNA SAMPAIO PELA RELEVANTE INICIATIVA QUE TERÁ GRANDE IMPACTO NO CONHECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ETNICOS RACIAIS AJUDANDO NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA DOS AFROS- DESCENDENTES E COMBATENDO O RACISMO.