Fonte: Unemat
Trinta e sete acadêmicos do curso de letras do Núcleo Pedagógico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Jaciara, visitaram a comunidade indígena Bororo na Terra Córrego Grande, localizado no município de Santo Antônio de Leverger, no sábado (27.05). A ação faz parte do projeto de extensão: Desafios da Documentação da Língua Boe Wadáru (Bororo), coordenado pela professora Valéria Faria Cardoso.
“A ação tratou de interagir as crianças da comunidade indígenas com atividades propostas pelo projeto. Para os acadêmicos do curso de Letras, essas ações tornam-se importante, porque visam atividades de documentação, inovação e preservação lingüística e cultural bororo. Além disso, pode viabilizar trabalhos nessa área de línguas indígenas ao buscar ampliar a formação de estudiosos da Linguística, treinados nas técnicas e nos métodos de pesquisa”, explicou o professor e coordenador do curso de Letras do Núcleo Pedagógico de Jaciara, Ubirajara Martin Coelho.
“É importante a participação dos acadêmicos jaciarenses nesse tipo de atividade externa. Pois eles vão aprender e conhecer a realidade que vive a comunidades indígena, tendo o acompanhamento dos professores, que estão empenhados cada vez mais para formarem novos talentos. Com isso, vão obter conhecimento e evoluir nos seus estudos”, disse a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.
Parceria – A parceria entre a Unemat e a Secretaria Municipal de Educação tem proporcionado para o município e demais cidades da região do Vale do São Lourenço, o desenvolvimento do ensino superior para a população, como foi firmado o termo de cooperação em 2022. (ver aqui).
Fonte: Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara