Por Maria José Silva
O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 28 de março, faz uma viagem a Marzagão, município localizado na Região Sudeste de Goiás. A Prefeitura da cidade, com o apoio de empresas, está promovendo uma grande mobilização social com o propósito de diminuir acentuadamente os focos do aedes aegyyti e o número de casos das doenças transmitidas pelo vetor, em especial a dengue.
A ação, denominada Pingo de Gente na Luta com o Agente, está sendo coordenada pelo Departamento de Endemias do Município e tem como protagonistas cerca de 160 crianças matriculadas na primeira fase do Ensino Fundamental da Escola Municipal Militarizada Pingo de Gente.
O Goiás Encanto & Prosa vai ao ar, ao vivo, às 20h30, pelo canal do programa no Youtube e por sua página no Facebook.
Para falar sobre o projeto, o Goiás Encanto & Prosa entrevista a coordenadora do Departamento de Endemias do Município, Ana Roberta Diegues, e a diretora da Escola Militarizada Pingo de Gente, Jéssica Sebastiana. Ana Roberta informa que idealizou a iniciativa devido ao fato de grande parte dos imóveis de Marzagão estarem fechados durante as visitas domiciliares, o que inviabiliza o trabalho dos agentes que fazem o combate ao Aedes.
Marzagão tem, atualmente, cerca de 2,6 mil habitantes e conta, apenas, com dois agentes de endemias. Grande parte da população trabalha em municípios próximos, entre os quais Corumbaíba, Caldas Novas e Rio Quente. Por isso, a maioria das casas ficam com as portas fechadas durante o dia, o que inviabiliza o trabalho dos agentes de endemias. Pensando em amenizar a grave situação, Ana Roberta Diegues idealizou o projeto Pingo de Gente na Luta contra o Agente.
Ela considerou que as crianças conseguem levar a informação para dentro de casa e conscientizar os adultos sobre a necessidade da eliminação de focos do mosquito. A primeira etapa do projeto consiste no recolhimento de itens que podem acumular água parada e servir de criadouros para o Aedes aegypti, entre os quais garrafas, latas, tampinhas de garrafas e pneus.
As crianças abraçaram tanto a causa que na primeira semana foram recolhidos e prensados itens suficientes para encher 30 sacos de 1 mil litros. Nesta fase, as crianças que levarem quantidade maior de material vão ser premiadas individualmente com presentes doados por empresas parceiras, entre os quais notebooks, bicicletas e caixas de som, entre outros.
Já a segunda etapa vai premiar a turma da sala. Ela consiste na produção de iniciativas inéditas relacionadas ao tema, entre as quais peças de artesanato, jingles, cartazes e vídeos relacionados ao tema. A iniciativa visa estimar a criatividade das crianças e transformá-las em um agente de informação.
O programa Goiás Encanto e Prosa é apresentado pelos jornalistas Maria José Silva, Luiz de Aquino e João Negrão, com apoio do Mutirum Goiás.
É muito gratificante o envolvimento intersetorial na formação de opinião das crianças no combate ao aedes aegypti.
Experiência exitosa, que servirá de exemplo para os municípios jurisdicionados à RS Estrada de Ferro.
A luta contra o mosquito é dever de todos.
Parabéns pelo empenho e dedicação.
Excelente iniciativa dos idealizadores deste projeto e parabéns ao Expresso 61 pela matéria. Projetos como esse servem de exemplo para outras iniciativas de combate ao aedes aegipty e conscientiza os cidadãos e as famílias a cuidarem de seus quintais.