Com o tema intitulado “Garantir direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Faculdade Eduvale.
O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) na última quinta-feira (23.03), trouxe a discussão de 4 eixos temáticos, que foram apresentados para cerca de 200 inscritos, entre eles, convidados, representantes da sociedade civil, servidores públicos da Saúde, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. São eles:
I. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
“Foi mais uma edição que promovemos no município, específico para esse primeiro momento de discussão com a sociedade civil e servidores públicos da Saúde, sobre os assuntos pertinentes ao setor, a fim de possibilitar a participação popular. Então, a conferência permitiu abordar esses quatro eixos temáticos, para levarmos as propostas deliberadas à conferência estadual e nacional, que vão ocorrer brevemente”, disse o presidente do CMS, Eurípedes Rodrigues Borges, durante a abertura da conferência.
“Nós ficamos com a parte da organização… Isso é para garantir os direitos. Também, discutimos a inserção do sistema e unificação do Sistema Único de Saúde, além de fortalecer a campanha e as unidades de saúde”, salientou a secretária geral do CMS
“É importante discutir e formular as propostas referentes aos 4 eixos trazidos neste evento. As diretrizes que serão encaminhadas às conferências do governo estadual e federal. Então, trataram de trazer melhorias para saúde pública, não só para Jaciara, mas para todo o Brasil”, salientou o secretário municipal de Saúde, Robson Casanova.
“Esta conferência tratou de oferecer o melhor para nosso cidadão. É importante agradecer o trabalho de cada servidor e dos profissionais envolvidos neste debate. Conseguimos avançar muito na Saúde, principalmente, na questão do Hospital Municipal, ampliamos e reformamos a estrutura, a fim de melhorar o atendimento. Como o secretário Robson falou, tivemos vários investimentos externos. E aí às vezes até as pessoas não entendem que quando o recurso vem para uma obra, ele vem pra uma pasta e vem para uma finalidade, e tem que ser”, disse a prefeita Andréia.
Segundo Andréia, é necessário aplicar recurso naquilo que foi destinado, porque se o município não cumprir essa meta, pode responder por improbidade administrativa. Na ocasião, ela ainda informou aos conferentes que a arrecadação do município quanto aos impostos, desde o ano passado, tiveram baixas.
“Mas a gente conseguiu zerar tanta fila reprimida, exames, cirurgias feitas aqui no município. Como as consultas oftalmológicas e outras graças ao consórcio municipal que contribuiu na compra dos serviços, juntamente com outros municípios vizinhos do Vale do São Lourenço. Apesar de que o SUS é um sistema bom, falta investimento. Alguns países desenvolvidos não tem como o nosso país… Então, pela saúde de todos, precisamos debater em conferências e aproveitar o momento, para termos mais força e melhorar o sistema de saúde”, finalizou a prefeita.
Segundo a organização, 30 propostas que foram aprovadas referentes aos eixos temáticos no evento, serão encaminhadas à 17ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá em Cuiabá.
Veja mais fotos aqui.
Fonte: Everaldo Galdino – Ascom Jaciara