Por Albízzia Lebbeck
O programa Movimento Indígena de Lutas desta sexta-feira (10.03.23) vai debater “Sustentabilidade, Meio ambiente e Sistema Etnoflorestal”.
Para falar sobre esses temas, o apresentador Ivan Kaingang convidou Reginaldo Alves, cacique guarani nhandewa, e Fiiko, liderança tupi guarani.
O programa Movimento Indígena de Lutas é transmitido ao vivo pela TV 61, canal no Youtube do portal Expresso 61, pela página do site no Facebook e, posteriormente, incorporado em áudio na Rádio Expresso 61 (www.radioexpresso61.com.br), que está em caráter experimental.
Os convidados
Reginaldo é cacique da Terra Indigena Pinhalzinho, do municipio de Tomazina (PR), membro da Arpim Sul, integrante da RESA (Rede Semente Agroecológica), formado em PNGATI, curso concluído em Direito Étnicos e Coletivo dos Povos e Comunidades Tradicionais. É também membro do Conselho Estadual Indígena e integrante da Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Fiiko pertence à aldeia tupi guarani Wy Porã Laranjinha/Posto Velho, do município de Abatiá, Norte do Paraná. Além de liderança de sua aldeia, ele do Movimento Indígena, mora uma retomada de 17 anos de luta e resistência e também deverá assumir a Coordenação dos Comunicadores Indígenas pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).