A música de Fernando Perillo no Goiás Encanto & Prosa

Por Maria José Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 28 de fevereiro, entrevista o cantor, compositor e produtor cultural Fernando Perillo. Considerado um dos músicos mais consagrados do Estado, com uma longa e bem-sucedida carreira artística, Fernando Perillo vai abordar durante o programa a história de sua trajetória musical, os desafios e a satisfação de atuar com cultura em Goiás, a inspiração que o leva a compor belas canções, a música ao vivo nos bares de Goiânia entre a década de 1970 e os anos 90 e os projetos a serem desenvolvidos neste ano.

Natural de Palmeiras de Goiás, Fernando Perillo começou a se interessar e inserir-se no mundo musical ainda na adolescência. Em sua terra natal, ele começou a atuar em conjuntos de bailes como instrumentista. Nessa época, recebia a forte influência do movimento tropicalista, que tem como expoentes músicos como Gilberto Gil, e da Bossa Nova, em especial de Tom Jobim, João Gilberto e Chico Buarque.

A carreira de Fernando Perillo teve um salto qualitativo quando ele se mudou para Goiânia, no final dos anos 1970. Na ocasião, ele participou de vários festivais realizados na capital do Estado, entre os quais o Festival Universitário e o ComunicaSom. O primeiro disco, o vinil Sinal de Vida, foi lançado em 1982.
Produzido pelo maestro José Eduardo Morais e gravado no Rio de Janeiro, o disco obteve grande sucesso, com a veiculação frequente nas emissoras de rádio locais. Paralelo a esse reconhecimento do público, Fernando Perillo passou a apresentar-se nos bares de Goiânia. Na época, os barzinhos eram uma espécie de ponto de encontro da juventude goianiense.

Fernando Perillo é um dos percussores dos shows de música em bares da capital. Esse movimento se tornou referência em Goiana. No ano passado, a partir de reivindicação feita pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico. Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia, a música ao vivo em bares da capital foi reconhecida pela prefeitura da capital e pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial.

Fernando Perillo tem mais de 12 discos gravados, entre trabalhos solos, coletâneas e coletivos. A maioria contempla composições feitas por ele mesmo e por músicas de outros autores, muitos dos quais goianos, entre os quais João Caetano, Itamar Correia, Walter Mustafé, José Eduardo Morais, Nars Chaul, entre outros.

O Goiás Encanto & Prosa é transmitido ao vivo pelo canal do programa no Youtube e pela página do Facebook, às 20h30 de terça-feira. Ele é produzido e apresentado pelos jornalistas Maria José Silva, João Orozimbo e Luiz de Aquino. Também poeta. Nesta edição, particularmente, teremos a participação especial do do odontólogo e professor universitário Supercílio Barros Filho e da servidora do Distrito Federal, Edna Aires.

O programa conta com o apoio do Mutirum Goiás.

4 Replies to “A música de Fernando Perillo no Goiás Encanto & Prosa”

  1. Fernando Perillo é um patrimônio de Goiás.Grande orgulho de Goiânia.Um cantor em que a maioria das canções foram feitas por ele.MEU PREFERIDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *