Município recebeu capacitação e diversas ações culturais nesta sexta-feira (27)
Por Assessoria
O município de General Carneiro recebeu nesta sexta-feira (27), as ações do projeto Circula Portal do Araguaia. Logo pela manhã, foi realizado o Fórum Cultural, com o tema “A Organização do Sistema Municipal de Cultura de General Carneiro e a Integração Cultural com os Municípios do Consórcio Portal do Araguaia”, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que ouviu e ofereceu alternativas para as necessidades dos agentes culturais com o objetivo de fortalecer o segmento.
Nos períodos da manhã e tarde, oficinas foram ofertadas para toda a população interessada. Aconteceu a de artesanato, com a Associação Mãos do Araguaia; de capoeira, com o grupo AMA- Capoeira Vale do Araguaia; Leitura e Teatro, com a Associação Ciranda; Break e Hip Hop com a Casa do Hip Hop e também uma oficina de artes, com a Pedagoga Lorena Muria. Todas as oficinas registraram um excelente público, que desfrutou de cada uma as atividades propostas.
Já no período noturno, aconteceu a Feira de Artesanato e Gastronomia e também uma série de apresentações artísticas. Marivaldo foi o primeiro a se apresentar no palco. Logo depois, Rangel dos Teclados. Ainda nos talentos do município, Jonas e Paula Andreia e Whania Duarte e Jonas, que acompanhou com o violão. Marcos Gleib e Trio do Paredão também encantaram os presentes, assim como José Antônio e Josué Marques, com músicas que levantaram o público.
Quem também conseguiu levantar o público foi a Dança Bororo. O renomado ator e escritor, João do Couto, foi outro que subiu no palco para mostrar seu talento, juntamente com seu grupo. A capoeira teve vez com Mestre Jaguar e também com o grupo AMA – Capoeira do Vale do Araguaia. Os Catireiros do Araguaia reforçaram seu talento. Divino Arbués levou mais canções do Araguaia a General Carneiro e emocionou o público. A dança do ventre fez os presentes baterem muitas palmas, com a Cia Hadarah Malak. Eudes e Candinho fez a plateia dançar muito e a Casa de Hip Hop arrancou muitos aplausos com coreografia performática.
Para o coordenador do projeto, Mário Olímpio, as ações do Circula, mostra a importância do projeto para o Araguaia: “Visitamos nove municípios e em todos vimos a valorização dos talentos locais, como é fundamental essas atividades para os próprios cidadãos conhecerem e prestigiarem atividades que raramente aconteciam. Dessa forma, incentivamos talentos e fortalecemos a Cultura de cada lugar pelo qual passamos”.
O Circula Portal do Araguaia segue com mais ações no mês de fevereiro. No dia 07, vai ser realizado o Fórum Cultural, em Pontal do Araguaia, no dia 10, vai a Torixoréu e no dia 24, em Novo São Joaquim. Para acompanhar as atividades e ficar por dentro de toda a programação, basta seguir a página pelo endereço: https://www.instagram.com/circulaaraguaia/ .