Por Albizzia Lebbeck
O Almanaque 61 deste sábado (28.01.23) tratará de temas tão diversos como política internacional e poesia e música, passando por sociologia e filosofia. O programa é transmitido ao vivo pela página do portal Expresso 61 no Facebook e pela TV 61, o seu canal no Youtube.
Nós vamos receber o jornalista Cesar Fonseca, especialista em política e economia, que vai comentar sobre a última reunião da Celac, na Argentina. A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos ganha força com a eleição do presidente Lula, que, aliás, foi destaque na reunião ocorrida no país vizinho.
Ainda sobre política internacional, vamos receber Ubiramar Lopes, médico, advogado, consultor legislativo do Senado, aposentado, estudioso de geopolítica e relações internacionais. Bira Lopes, como é mais conhecido, vai analisa a situação atual da guerra da Ucrânia, na qual a Otan, em especial os Estados Unidos e a Alemanha, ampliam sua participação no conflito, colocando em risco a paz mundial e acenando com a possibilidade de ampliação do conflito até para as armas nucleares.
No campo da sociaologia, a socióloga Paula Regina Gomes irá comentar sobre a importância da militância política, da organização popular e da formação política das massas para fazer enfrentamento ao obscuritismo desses tempos de guerra cultural e embates ideológicos.
No âmbito da filosofia, teresmos duas abordagens. Na primeira, o professor, advogado e historiador Álisson Lopes vai discorrer sobre a obra “Ter ou ser”, de Erick formm, relacionando-a com a atualidade.
Na segunda abordagem tendo como base a filosofia, o professor-doutor e analista político Manoel Motta vai elaborar sua fala a partir de mensagem do ministro da Justiça, Flávio Dino, respondendo a uma postagem de uma bolsominion que afirmou que ele estava contratando Michel Focault para assessorá-lo. A base de sua análise é o livro “Vigiar e punir”, do filósofo francês.
Poesia e Música
Na última quinta-feira (26) foi lançado aqui em Brasília o livro “Meu monólogo, nosso diálogo”, do jornalista, poeta e escritor André Ricardo. A obra foi publicada em e-book pela Amazon. O Almanaque 61 vai receber o André para falar sobre seu mais novo livro.
Também receberemos o baixista Roberto Viana, músico mato-grossens de 39 anos, residente em Cuiabá. Graduado em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Roberto Viana iniciou os estudos musicais no ano de 1993. Inicialmente aluno do curso de piano com a professora Edith Seixas, deixou o piano para se dedicar ao baixo elétrico, ganhando destaque pela performance e atuação em algumas das principais bandas de Rock e Heavy Metal da capital.
Desde 2011 integra o quadro efetivo de professores da Rede Municipal de Educação de Cuiabá, onde executa diversos trabalhos de musicalização para crianças de 4 a 10 anos.
Vamos falar com Roberto Viana sobre sua carreira profissional, sobre a cena musical da capital mato-grossense, em especial o rock, e acerca de seus projetos musicais.
Além disso participa como fundador, líder, baixista, vocalista e produtor musical da banda Ponte de Ferro, que vem ganhando destaque na cena underground de Mato Grosso, onde o foco é a formação de plateia.
No ano de 2021 executou o workshop de Apreciação, Percepção e Análise Musical em Heavy Metal e, em 2022 o projeto Dia do Rock na Escola, trabalhos que ganharam repercussão nos principais veículos de imprensa.
Temas incríveis e convidados que com certeza irão render muito coisa boa! Já fico na expectativa!🤩
Com certeza irão render muito coisa boa! Já fico na expectativa!🤩
Musicalidade pura.show