Ações da 9ªCIBM diminuem focos de incêndio no Vale do São Lourenço

Foto: 9ªCIBM

A quantidade de focos de calor na região do vale do São Lourenço no período de julho a agosto deste ano se comparado ao ano de 2021, teve grande diminuição, conforme levantamento da plataforma BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Dentre os municípios, o Dom Aquino foi o que teve maior redução na quantidade de focos de calor, com redução de 99%, Juscimeira 75% e Jaciara 95%. 

“O Plano de Operações para Temporada dos Incêndios Florestais (POTIF) foi elaborado pelo Batalhão de Emergências Ambientais, conforme demanda institucional.   Ele serve como base para desenvolver as ações de preparação, prevenção, resposta e responsabilização, alinhadas com o planejamento do Comando Regional Bombeiro Militar II para que possamos cada vez mais, diminuir os impactos causados pelas queimadas”, explicou o comandante da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar, major Marcus Vinicius.

Segundo o comandante, na região do Vale do São Lourenço, o trabalho é desenvolvido juntamente com as prefeituras, promovendo ações de conscientização e prevenção do tipo: palestras educativas para crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas, blitz educativa com entrega de panfletos, Curso de Formação de Brigada de Incêndio Florestal, limpeza dos lotes abandonados por parte dos municípios, além de solicitar limpeza das rodovias e divulgar as ações nas rádios e tvs locais.

Conforme o Decreto n° 1.356, de 13 de abril de 2022, do Governo de Mato Grosso,  o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas, é proibido devido às condições climáticas desfavoráveis. 

“Alguns focos que surgiram este ano, em sua maioria foi provocado por ação humana. Por mais que façamos rondas nos bairros, assentamentos e rodovias, fica difícil ter o controle, devido à extensão da nossa área de atuação. Acredito que diante dos inúmeros prejuízos causados pelas queimadas em anos anteriores, a população está cada vez mais consciente em não se usar o fogo, e caso presencie alguém cometendo esse tipo de crime ambiental, fazer a denúncia via 193, finalizou o comandante da 9ª CIBM.

Fonte: 9ªCIBM de MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *