Wanice Garcia Barbosa analisa a obra de José J. Veiga no Goiás Encanto & Prosa

Por Luiz de Aquino Alves Neto

(Foto do alto: Eder Chiodetto/Folhapress)

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 6 de setembro, às 20h30, entrevista a professora Wanice Garcia Barbosa. Ela vai abordar a obra do contista e romancista goiano José J. Veiga, o escritor conterrâneo que mais rompeu fronteiras geopolíticas e idiomáticas. Veiga foi traduzido em cerca de 20 línguas estrangeiras, atingindo perto de 40 países.

Nascido em Corumbá de Goiás em 1915, mudou-se aos 12 anos para a então capital do Estado, a cidade de Goiás, onde cursou o então Ginasial no Liceu de Goiás. Aos 20 anos, trocou o Estado pela antiga capital federal, o Rio de Janeiro. Foi locutor em rádios cariocas, formou-se em Direito e, em 1945, venceu um concurso e tornou-se locutor da Rádio BBC de Londres para a Língua Portuguesa, função que exerceu desde aquele ano até o de 1950.

Jornalista, foi o editor para a Língua Portuguesa da revista Seleções do Reader’s Digest.

Privou da amizade com João Guimarães Rosa. Estreou em livro com Os Cavalinhos de Platiplanto, em 1959.

Wanice Garcia Barbosa (Foto: álbum pessoal)

A professora Wanice Garcia Barbosa é mestra em Literatura pela PUC de Goiás e, atualmente, é doutoranda na mesma esfera de estudos. Em ambos os casos tem por tema justamente a obra de José J. Veiga.

José J. Veiga com Luiz de Aquino em tempos idos (Foto: álbum pessoal)

O Goiás Encanto & Prosa é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Maria José Silva, com a participação especial do escritor e jornalista Luiz de Aquino Alves Neto. O programa conta com o apoio do Mutirum Goiás e é veiculado por meio do canal do programa no Youtube e de sua página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *