Por Zezé Silva
Uma artista que tem a satisfação de vivenciar a cultura na maior parte do seu dia. Assim pode ser definida a cantora, compositora, produtora e ativista cultural Rainy Ághata. Ela é a convidada do programa Goiás Encanto & Prosa a ser transmitido nesta terça-feira, 23 de agosto, a partir das 20h30.
Natural de Goiânia, Rainy Ághata começou a encantar-se pela música quando tinha apenas 9 anos e participava do coral da igreja católica. Hoje, ela tem 25 anos de carreira, marcada pela realização de vários shows em diferentes casas de espetáculos e por quatro álbuns lançados, um deles infantil. O último álbum, lançado em 2019, reúne músicas da própria cantora e compositora e canções de autorias de compositores goianos e de outros Estados. Em todos os álbuns predomina o bom-gosto musical.
Como produtora cultural, produziu no ano de 2022 mais de 20 projetos onde assina a produção executiva. Rainy Ághata iniciou na produção com seus próprios projetos Arte gira nas escolas, Cultura popular, escola e rua Reeducarte para uma vida saudável. Atualmente, realiza vários projetos culturais e socioculturais junto a instituições e através das leis de fomento.
Festival com mulheres
O projeto Reducarte para uma vida saudável aborda a reeducação alimentar com arte. É um projeto transdisciplinar, que está finalizando sua segunda edição. Atualmente, Rainy Ághata irá estrear em breve no Youtube o Festival O Sentir Delas, que tem a participação apenas de mulheres, desde as musicistas às cantoras, e que estará em exibição até o início de setembro.
Rainy Ághata estreou recentemente como diretora e roteirista com a exibição do seu primeiro curta no mês de Junho Mestre Zezé Arruda e agora prepara para a estreia do seu primeiro média metragem o documentário Congadeiros de emoções, força e fé, que vai ao ar no dia 30 deste mês.
O Goiás Encanto & Prosa é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Maria José Silva, com a participação especial do escritor e jornalista Luiz de Aquino Alves Neto. O programa é transmitido ao vivo, sempre na noite de terça-feira, por seu canal no Youtube e pela página no Facebook e tem o apoio do Mutirum Goiás.