Por Zezé Silva
Uma viagem pela cultura popular e pelas manifestações religiosas vivenciadas em Goiás. Este é o tema do Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 12 de julho. O programa, transmitido às 20h30 pelo canal no Youtube e pela página no Facebook, terá como convidada a artista plástica e historiadora Maria Socorro de Deus que produz estandartes, quadros e outras peças com retalhos e madeira com foco na religiosidade, na cultura popular e na resistência.
Maria Socorro de Deus nasceu em Guapó e passou a sua infância e adolescência em municípios da Grande Goiânia com forte tradição religiosa. Ela cresceu ouvindo as histórias contadas pela mãe, em meio a retalhos, às romarias e a outras manifestações da cultura popular.
O contato com a tradição, com a religiosidade, motivou Maria do Socorro de Deus a fazer o curso de História. Posteriormente, a junção de todas essas vivências associada à pesquisa histórica tornou-se a matéria-prima do trabalho da artesã.
O ateliê de Maria do Socorro traz peças que remetem à sua história de vida. Isso porque, segundo ela, a memória é carregada de afetos, de resistências e de reelaborações, cujos significados podem ser materializados.
Os estandartes, os quadros, as bonecas e outras peças produzidas pela artista plástica transitam entre os temas das religiosidades, das resistências e mobilizações sociais, entre as quais o feminismo, antirracismo, orgulho LGBT, literatura e ecologia.
O programa Goiás Encanto & Prosa tem o apoio do Mutirum Goiás. Ele é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva, com a participação especial do escritor e jornalista Luiz de Aquino Alves Neto.
Oi Socorro, vc é incrível, esforçada, motivada…admirooooo…🥰😍😀💞❤