A voz singular de Chico Aafa no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

Ele nasceu em Teresina, no Piauí. Ainda criança, mudou-se com a família para Goiânia. Aos poucos, a vida desse menino com baixa visão e alta sensibilidade foi se firmando no mundo musical. Chico Aafa, o homem de voz singular, que remete ao canto dos pássaros, é um dos mais consagrados cantores e compositores da cena cultural goiana. O programa Goiás Encanto & prosa dessa terça-feira, 5 de julho, pretende mostrar ao público um pouco da história desse músico, caracterizada pelo talento, originalidade, persistência e vitória.

Chico Aafa começou a apreciar a música na infância. A mãe dele ouvia novelas de rádio e, ao seu lado, Chico Aafa contemplava-se com as canções do maestro Ênio Morricone, autor de inesquecíveis trilhas sonoras do cinema. O ato de cantar despertou nele a vontade de compor. Chico Aafa estudou Teoria Musical no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás e em 1978 começou a carreira artística com apresentações em casas de shows, bares, teatros e clubes de Goiânia e de outras cidades.

Chico Aafa já percorreu todo o Brasil participando de centenas de festivais, como representante de Goiás. Na maioria desses eventos, conquistou o primeiro lugar, além de outras colocações como melhor letra, melhor música, melhor arranjo e melhor intérprete, entre outras. O cantor e compositor tem 1 LP e 8 CDs gravados, com músicas autorais, parcerias e canções de compositores consagrados, entre os quais Elomar, Chico Buarque e Juraildes da Cruz, entre outros.

Muitos trabalhos de Chico Aafa são feitos em parceria com o também cantor e compositor Felipe Valoz. Juntos, os dois dividem o palco com interpretações que priorizam a voz e o violão. Mesmo com a limitação na visão, Chico Aafa registra em suas composições, com riqueza de detalhes, as paisagens, as flores, as desenvolturas dos animais, os rios, o tintilar dos dias, as minúcias da vida.

O Goiás Encanto & Prosa é apresentado pelos jornalistas Zezé Silva e João Negrão toda terça-feira, às 20h30. O programa tem o apoio do Mutirum Goiás. Ele é transmitido ao vivo pelo canal do programa no Youtube e pela página no Facebook.

One Reply to “A voz singular de Chico Aafa no Goiás Encanto & Prosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *