Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência – entrevista com Sayid Marcos Tenório

Historiador acabar de lançar livro que trata da história e resistência do povo palestino contra a fascista ocupação de seus territórios pelos sionista

Sayid Marcos Tenório, historiador e especialista em Relações Internacionais, acaba de lançar o livro “Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência”. Vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), ele é ativista de causas internacionalistas há muitos anos e publica artigos semanais sobre a questão palestina em portais como Ibraspal, Desacato, Portal Vermelho, Monitor do Oriente (nos três idiomas do portal), No portal Shehab News, de Gaza, no PIA Notícias, de Buenos Aires, e no ISM-France.

“Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência” objetiva desmistificar o pertencimento da Palestina Histórica aos atuais ocupantes israelenses e defende a tese de que a resistência do povo palestino é o meio capaz de libertar a Palestina da ocupação colonial sionista.

Este é o tema desta entrevista:

O livro traz um retrospecto histórico contestando as teorias fantasiosas da “terra prometida” e do “povo escolhido”, designações utilizadas pelo Movimento Sionista, criado no final do Século XIX, para justificar a ocupação e o projeto colonial na Palestina.

Demonstra que o conflito não é uma disputa político-religiosa entre judeus e palestinos (cristãos e muçulmanos), mas parte do contexto que se agravou desde que a ONU dividiu a Palestina secular em dois Estados, permitindo a criação do “Estado de Israel” sem fronteiras definidas, enquanto o Estado palestino continua impedido de se viabilizar até os dias de hoje.

A obra é dividida em três partes:

I – História do projeto colonial sionistas, com demonstração histórica da formação da Palestina, desde os primeiros habitantes cananeus e filisteus; a origem do Movimento Sionista, as revoltas árabes contra as diversas ocupações, o processo de Partilha da ONU e os acordos de Oslo, celebrados em 1993 entre a Organização para Libertação da Palestina (OLP) e “Israel”, na Noruega.

Na II Parte – Entre catástrofes, resistência e solidariedade, aborda os eventos catastróficos que se desencadearam após 1948, com a autoproclamação do “Estado de Israel” e as ações criminosas do ponto de vista do Direito Internacional desenvolvidas para consolidar o projeto colonial de supremacia judaica na palestina e as ações de resistência e solidariedade em apoio ao povo palestino na sua luta de libertação. Nesta parte, o livro traz um inédito relato do relato do surgimento e da atuação do Movimento de Resistência Islâmica (HAMAS) no cenário político da Palestina e uma entrevista exclusiva com o Chefe do Birô Político do Hamas, Ismail Haniyeh.

A III Parte – Brasil e Palestina, faz um histórico da presença árabe e islâmica no Brasil desde a chegada dos primeiros navegadores árabes mouros no Século X, as correntes migratórias de árabes, incluindo os primeiros palestinos que chegaram ao Brasil no final do Século XIC, as relações amistosas entre o Brasil e a Palestina, o surgimento e as atividades dos movimentos de solidariedade ao povo palestino no Brasil e o papel nefasto para a diplomacia brasileira ocorrida durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, um aliado das políticas genocidas de “Israel”.

A obra contém Anexos com documentos históricos contendo Resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Plano de Partilha, retorno de Refugiados, sobre o status de Jerusalém, a Declaração de Independência da Palestina e o inédito Documento de Princípios Gerais e Políticas, que é o Programa do Movimento de Resistência Islâmico (HAMAS).

One Reply to “Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência – entrevista com Sayid Marcos Tenório”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *