Prefeitura inicia atividades culturais no Museu Histórico de Jaciara

Foto: Produtora Ayalla Fx

E nesta sexta-feira (24.06), o Festival Cultural encerrará com várias atrações  na Praça Tamoios.  

A prefeita Andréia Wagner (PSB) e autoridades municipais abriram na manhã desta terça-feira (21.06), durante a cerimônia de abertura do projeto Memorial Indígena, as atividades culturais que vão ocorrer a partir de hoje até a próxima sexta-feira (24.06) no Museu Histórico de Jaciara e na Praça Tamoios, que fica no Centro da cidade.  

As atividades fazem parte do Festival Cultural, evento desenvolvido pela Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Lazer (SECEL).

Na ocasião, a prefeita falou da importância de resgatar a cultura indígena, principalmente porque faz parte da história do município, destacando famílias tradicionais e comunidades indígenas que contribuíram ao desenvolvimento da cidade, além da valorização do Museu Histórico.

“Estamos dando o ponta pé hoje, neste espaço público para oportunizar a população em participar de várias atividades culturais, sendo uma delas a exposição do Memorial Indígena. Com isso, vamos resgatar a cultura dos povos indígenas e obter conhecimento da nossa história.  Além de convidar a todos às palestras, oficinas e artesanatos e outras ações que estão na programação do Festival Cultural, que será realizado  na praça Tamoios”, disse a  gestora municipal.

Andréia, na ocasião, lembrou da família Moura Barbosa, representada pela professora e historiadora Selma Moura, que fez  uma breve explanação sobre seu livro “A História da Familia Moura Barbosa” aos participantes.

A Secretária Municipal de Educação, Márcia Ferreira, salientou sobre o momento histórico. 

“ É uma honra estar participando deste evento histórico.  Como a prefeita disse: nós passamos por aqui, mas  história fica.  Aproveito para enaltecer o trabalho da administração municipal, que tem nos dado autonomia e liberdade para estar à frente da secretaria e para organizar evento como esse, além de agradecer o empenho da  equipe de servidores da Diretoria de Cultura”, pontuou  a autoridade.

Um dos convidados, que ministrou a palestra “Contextualização histórica do povo Bororo e a Colonização de Jaciara”, foi o professor, mestre em biologia e e museólogo Valeriano Raiwi a Werehité, da etnia Xavante, que mostrou satisfação sobre iniciativa da Prefeitura, que valoriza a cultura e as comunidades indígenas.

“Agradeço por estar aqui em Jaciara, principalmente por ter recebido o convite da professora Selma e da prefeita Andréia. É uma grande satisfação trazer a minha experiência sobre a nossa cultura. É um forma de trazer intercâmbio cultural aos jaciarenses, para conhecer, saber  e registrar sobre o tema que foi apresentado. Tenho muito interesse em resgatar parte da nossa história e colaborar ao município”, comentou o educador xavante.

Fonte: Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.