Darwinson e sua música de primeira grandeza no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 21 de junho, entrevista o cantor e compositor Darwinson. Natural de Goiânia, Darwinson estruturou a sua carreira artística pautado na ousadia e versatilidade. Ele também é poeta e instrumentista. Entre tantos feitos, inventou o contrabaixolão, um instrumento de oito cordas que une os sons do baixo e do violão.

Darwinson é filho da cantora de radio goiana Darci Silva, eleita a Rainha do Rádio em 1964. Quando tinha apenas 6 anos, manifestou interesse pelo instigante mundo da musica. Ele aprendeu a tocar flauta doce e, aos 8 anos, adotou o violão como instrumento musical.

O cantor e compositor apresentou-se inicialmente em bares de Goiânia. Entre os anos de 1997 e 2001, morou em Fortaleza, no Ceará, onde a carreira teve um salto qualitativo. Em 1998, quando se apresentava em uma casa de shows, o também músico Hermeto Paschoal, conhecido internacionalmente, subiu ao palco e o acompanhou durante cerca de uma hora com a sua escaleta. Ao final do show, Hermeto Paschoal fez vários elogios a Darwinson e incentivou representantes da cultura cearense a patrocinar o músico goiano.

Estilo variado

O trabalho de Darwinson é voltado para a música popular brasileira e outras influências, com grande diversidade rítmica e sonora, como o baião, samba, embolada, bossa-nova, funk, reagae, valsa-brasileira, afoxé, blues e outros, além da fusão desses ritmos. Suas letras, abordam diversos temas urbanos, existenciais, amorosos, sociais e prima pela estética poética e preocupação com os valores culturais de seu país.

Darwinson tem três CDs gravados. Ele também tocou ao lado de Toninho Horta e João Bosco. Também tem parcerias com Paulinho Pedra Azul, José Miguel Wisni, e Roberto Riberti. Ganhou 59 prêmios em festivais de música pelo País e já se apresentou em palcos de diferentes lugares, entre os quais SESC Pompeia, em São Paulo; Sala Clamores , em Madrid, na Espanha e Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, Ceará.
O programa Goiás Encanto & Prosa tem o apoio do Mutirum Goiás. Ele é transmitido ao vivo toda terça-feira, às 20h30, pelo canal do programa no Youtube e pela página no Facebook. O programa é apresentado pelos jornalistas Zezé Silva e João Negrão, com a participação especial do jornalista e escritor Luiz de Aquino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.