O cantor Marcelo Barra e o artista visual Valdir Ferreira no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa presenteia os espectadores com dois grandes expoentes da cultura goiana. A edição a ser transmitida ao vivo às 20h30 desta terça-feira, 10 de maio, terá como convidados o cantor e compositor Marcelo Barra e o pintor, escultor e artista visual Valdir Ferreira, presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav).

Nas entrevistas com os jornalistas João Negrão e Zezé Silva e com o escritor e jornalista Luiz de Aquino, os dois artistas irão abordar os avanços alcançados durante a longa carreira, a satisfação de produzir arte para o público de Goiás, do Brasil e de outros países e a importância de destacar e valorizar a cultura goiana, tornando-a universal por meio de seus trabalhos.

O Goiás Encanto & Prosa vai ao ar pela página do programa no Facebook e pelo seu canal no Youtube.

Sucesso nacional

Marcelo Barra alcançou o sucesso e deu início à sua bem-sucedida carreira quando tinha apenas 16 anos. Ele venceu o Festival Comunicasom, realizado em Goiânia, com a música Araguaia, de autoria dele e do irmão, Rinaldo Barra. A canção, posteriormente gravada pela cantora Fafá de Belém, alcançou sucesso nacional.

O nome de Marcelo Barra estava definitivamente inscrito na música regional goiana. Falar de Goiás, sua gente, seus rios, suas montanhas, seus costumes, foi o jeito que o artista encontrou de se expressar por meio da música.

O cantor e compositor tem 13 CDs lançados, a maioria com músicas genuinamente goianas. Além de Araguaia, merecem destaque Saudade Brejeira, Cora Coralina, Morena Minha Morena, Noites Goianas e Maria Lua, entre outras.

Marcelo Barra também desenvolve projetos voltados à educação e à divulgação da cultura goiana para estudantes de escolas públicas, dos ensinos médio e fundamental. Entre esses estão Resgate do Folclore Goiano 2001, realizado em parceria com a Telegoiás – Brasil Telecom efetivado em 45 escolas goianas e Música Goiana nas Escolas, feito em parceria com a Cristal Alimentos no qual realizou shows nas Escolas Públicas Municipais em Goiânia.

Telas e esculturas

A arte sempre esteve presente na vida e no cotidiano de Valdir Ferreira. Desde criança ele desenvolve com criatividade a arte de pintar, desenhar e esculpir. Na adolescência, atuou como ator no Grupo de Teatro Laboratório. A primeira exposição com as peças do artista, ocorrida em 1978, marcou a carreira de Valdir Oliveira.

A partir de então, ele passou a dedicar-se às artes plásticas. Hoje, acumula 2.497 quadros, 398 esculturas e mais de 300 peças em arte em vidro. Suas obras estão espalhadas por coleções particulares no Brasil, Europa, Estados Unidos e no acervo do Museu de Arte de Goiânia.

Valdir Ferreira

Em meados da década de 1970, Valdir Ferreira passou a criar e confeccionar molduras para os seus próprios quadros. Alguns anos depois, ele montou a loja Quadrado Perfeito e, logo em seguida, o Atelier de Galeria Arte e Molduras. Além de produzir molduras entalhadas foliadas em ouro e prata, o atelier comercializava obras de vários artistas e passou a ser um ponto de encontro de artistas e de amantes das artes.

Arte em vidros

Valdir Ferreira sempre pesquisou diferentes tipos de material para criar suas peças. A partir de 1990, começou experimento com vidros, passando a criar arte em vidro. A técnica expandiu-se de forma significativa, surgindo trabalhos de arte em vidros para portas, divisórias, painéis, esculturas e luminárias verticais e horizontais.

One Reply to “O cantor Marcelo Barra e o artista visual Valdir Ferreira no Goiás Encanto & Prosa”

  1. Parabéns Zezé Silva por esse seu trabalho de divulgação da arte, cultura e música, com o apoio do Poeta Luiz de Aquino. A escolha de Valdir Ferreira, que dirige com competência a AGAV é de grande importância para as artes e Marcelo Barra um músico amado pelos goianos, vêm com certeza abrilhantar a live.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *