A arte independente de Luiz Fafau e a música de Laércio Correntina no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O programa virtual Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 3 de maio, entrevista o poeta e comerciante Luiz Fafau, sócio-proprietário da Livraria e da Loja Hocus Pocus, e o cantor e compositor Laércio Correntina. Os dois convidados vão falar sobre as suas carreiras, as satisfações e dificuldades de atuar na área cultural no Estado e sobre os projetos a serem efetivados a partir de agora, com a atenuação da pandemia. O Goiás Encanto & Prosa é transmitido ao vivo às 20h30, por meio de sua página no Facebook e do seu canal no Youtube.

Livros e bandas independentes

Luiz Fafau

Luiz Fafau sempre teve uma forte atuação na esfera cultural goiana. Ele tem quatro livros publicados, todos de poesia. Também editou o Jornal Crimelão, uma publicação de bairro com enfoque independente, produzido por um grupo de jovens moradores do Setor Criméia Leste, que circulou do final dos anos 1970 até 1984. Ele teve uma banca de livros de autores independentes e desconhecidos, na Feira Hippie de Goiânia. Os livros comercializados no local eram de produção artesanal, conhecidos como fanzines.

Em 1992, Luiz Fafau abriu a Livraria Hocus Focus no Centro de da capital. Além da venda de livros usados, discos de vinil, camisetas e objetos decorativos, a livraria sempre foi um espaço para a realização de shows de bandas e de cantores independentes. O comerciante relata que fizeram shows na livraria as bandas Mechanics, Murder, WC masculino, Corja, Ímpeto, Sociofobia e Neurose Urbana, entre outros. Posteriormente, ele abriu outra unidade, a Loja Hocus Pocus, onde são expostas e comercializadas revistas de histórias em quadrinhos

Fafau

Canções e filosofia

Laércio Correntina tem 34 anos de carreira e 3 CDs gravados. Ele nasceu em Goiânia, mas passou grande parte da infância e da adolescência em Correntina (BA). Essa importante fase na vida do cantor proporcionou a ele extrair muito da cultura popular brasileira. Aos 16 anos, Laércio Correntina retornou a Goiânia, estudou canto e violão clássico e popular e iniciou a carreira artística profissional. Ele fez apresentações em bares, casas noturnas e teatros de Goiânia e municípios do interior, oportunidade em que se firmou no cenário da música popular produzida em Goiás.

Laércio Correntina

Logo em seguida, Laércio Correntina participou de festivais de música realizados em Goiás e em outros Estados. Entre esses festivais destacam-se o de Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo; Alegra, no Espírito Santo, e o de Inhumas, em Goiás, no qual foi classificado nos cinco primeiros lugares nas categorias de primeiro lugar geral, melhor letra, melhor arranjo, música mais comunicativa e melhor desempenho de palco.

Laércio Correntina desempenha a carreira de cantor e compositor com o ensino de filosofia. É considerado por críticos como um intérprete de voz marcante da música alternativa produzida no Brasil por expressar características da cultura brasileira de uma forma universal e holística.

3 Replies to “A arte independente de Luiz Fafau e a música de Laércio Correntina no Goiás Encanto & Prosa”

  1. Que alegria, Fafau era muito amigo de meu primo Antenor Pinheiro, fomos contemporâneos no Criméia Leste, não chegamos a ser amigo, mas sempre admirei sua luta social e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *