Goiás Encanto & Prosa aborda educação e cultura com Ricardo Marques e Julinho Spicacci

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa fará uma abordagem aprofundada e interativa sobre educação e cultura. A edição desta terça-feira, 26 de janeiro, às 20h30, terá como convidados o diretor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, Ricardo Marques Pinto, e o músico Julinho Spicacci, que tem seu talento reconhecido no Brasil e no exterior. Ambos vão falar sobre suas carreiras, as ações que desenvolvem, os projetos a serem efetivados com a atenuação da pandemia e, sobretudo, o prazer de oferecerem o melhor de si para a população.

O Goiás Encanto & Prosa começou a ser transmitido por meio da internet em setembro do ano passado com o propósito de entrevistar, a cada semana, personalidades que enriquecem a cena cultural goiana, sejam elas famosas ou não. Desde então, foram realizadas 32 edições com cantores, teatrólogos, animadores culturais, escritores, artesãos, entre outros. O programa é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva e conta com a participação especial do escritor e jornalista Luiz de Aquino Alves Neto.

A transmissão é feita pela página do programa no Facebook e pelo seu canal no Youtube.

Ricardo Marques Pinto

Resgate da visibilidade

Ricardo Marques é servidor de carreira da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Ele assumiu a direção do Cepi Lyceu de Goiânia em 2017. Logo no início da gestão, lançou o desafio de resgatar a visibilidade que o colégio sempre teve ao longo de sua história. Considerado uma das escolas mais tradicionais de Goiás, o Lyceu sempre foi reconhecido como uma unidade que tinha em sua rotina escolar as manifestações cívicas e culturais, os torneios esportivos e as discussões políticas.

O diretor firmou parceria com entidades e instituições para a realização de atividades que alcançassem, ao mesmo tempo, os alunos e a população goianiense. Entre as ações destacam-se as palestras sobre literatura ministradas por integrantes da Academia Goiana de Letras; o projeto Ciranda da Arte, que prevê aulas de dança, teatro e artes plásticas e, ainda, treinos de basquete, tênis de mesa e jiu-jitsu para estudantes do colégio e pessoas da comunidade.

Experiência internacional

A música sempre foi uma paixão na vida do cantor, compositor e instrumentista Julinho Spicacci. Paulista de nascimento e goiano por adoção, Julinho Spicacci começou a dedilhar o violão quando tinha apenas 8 anos. A carreira profissional teve início em 1976, quando ele estava com 15 anos. O adolescente passou a cantar em bares na noite goiana, ao lado de músicos como Bororó, Ricardo Leão e João Caetano.

Julinho Spicacci

Anos depois, Julinho Spicacci mudou-se para a Europa. Ele morou na Bélgica e em Portugal e viajou pela França, Itália e Espanha. Em todos estes países, encantou o público com a interpretação de canções brasileiras. Após um breve retorno a Goiânia, o músico mudou-se para os Estados Unidos, onde, paralelamente a outra profissão, também cantava em bares e restaurantes.

Com vasta experiência profissional, Julinho Spicacci retornou a Goiânia, onde exerce de forma ativa a paixão pela canções. Além de compor e interpretar, ele faz questão de estudar sobre música. No ano passado, integrou o grupo formado por cantores e compositores que lutou pelo reconhecimento e conquista da música tocada em bares de Goiânia nas décadas de 70, 80 e 90 como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *