Salvador Ribeiro: por onde anda o grande poeta goiano esquecido?

Na primeira metade da década de 80 eu troquei correspondência com Salvador Ribeiro.

Quem é Salvador Ribeiro?

A mim é um dos grandes poetas goianos, quiçá do Brasil!

Conheci Salvador na antiga Escola Técnica Federal de Goiás, onde estudei. Me veio pelas mãos de um certo Junior.

Pausa para falar de Junior. Parênteses.

Anísio Junior, formado lá em Agrimensura, como Salvador, Junior foi meu vizinho de bairro, meu amigo incondicional, foi o grande mentor intelectual de minha adolescência e juventude, uma influência extremamente positiva para minha formação geral. O cara que me compartilhou tudo que admiro de muito bom que carrego até hoje na minha existência. Junior continua, desde sempre, um mar de bondade, de sensibilidade e amor espalhado numa única pessoa até hoje, mais de 40 anos de amizade, ainda que interrupta por espaços e tempos.

Fecha parênteses.

Voltemos a falar de Salvador Ribeiro.

Acompanhei a vida poética dele em vários momentos, especialmente quando organnizei, com amigos, incluindo a querida Alice, irmã do Junior, evento cultural na escola Bárbara S. no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, e ele nos levou seu “Poema Cartaz” vitorioso em concurso naquele ano (não me lembro qual).

Só sei que estávamos nos estertores da ditadura militar e nosso evento sofreu um atentado, tendo como vítima justamente aquele poema-cartaz de Salvador Ribeiro. Destroçaram o cartaz do poema.

Depois fui para Mato Grosso, me integrei a uma forte luta política por lá, enfrentando latifundiários, a UDR e a TFP e os poemas de Salvador Ribeiro foram meus alentos, minhas inspirações de luta.

Trocávamos correspondências e ele me enviou seus poemas.

Dentro do que pude os publiquei, especialmente num jornal de massas que editadava, o Mutirão, e depois num jornal comercial que passei a ser chefe de Reportagem e editor.

Estive em Goiânia recentemente e tentei contato com o Salvador. Ele, no entanto, está de cerrta forma incomunicável devido a infermidade. Meu amigo Junior intermediou uma conversa com a Maria, irmã dele.

Meu propósito, a informei, é publicar o Salvador Ribeira. Á exceção de uma única antologia da qual ele participou – “Vento Novo”, resultado de um dos vários concursos poéticos do qual ele participou – Salvador é um poeta inédito.

Na minha humilde opinião, a poesia goiana e brasileira não pode prescindir dos textos de Salvador Ribeiro.

A poesia de Salvador Ribeiro e sua presença física, sua serenida compelida me fez bem para sempre. Saudades dele.

Espero que Maria e seus irmãos entendam que está aqui um admirador de Salvador Ribeiro que quer esse grande poeta sendo admirado também por outros amantes da poesia.

Enquanto isso, compartilho com vocês os poemas que Salvador Ribeiro me enviou no período em que trocamos correspondências.

NA HORA DA VIDA

é para que se faça o amor

decerto

que um homem limpa, sem medir, o sal

do rosto, a roça

na agricultura do tempo (planta) seu corpo

semente semptre nova.

para que se faça o amor

decerto

é que alguém resgata, sem pedir

licença sua vida pouca

e já não espera a parte que lhe cabe

com a mão na boca.

para que se faça o amor

decerto

é que alguém faz sinais

escreve nomes

e no chão aceso das guerrilhas

deixa uma gota de sangue.

para que se faça o amor

decerto

os namorados caminham

sob os ventos de um verão ferido

e como num postal, reascedem

as invisíveis tardes de domingo.

para que se faça o amor

decerto

é que nem semprese dá a outra face.

é que se morre.

é que se nasce.

ALFABETO

não mais que o essencial :

o cerne dessa árvore,

mesa partilhada.

ou a pele

como um clarão sobre lençóis

convidando para o amor.

(o corpo é a residência

sem vigas e tapumes

residência imediata

onde guardamos a esperança

a cólera e o riso).

não mais que o essencial

o coração a bater

por exemplo

a noite interrompida.

os pássaros buscam o território

da manhã

o homem caminha

e vai compondo

as vogais do sonho

e do chão,

alfabeto vivo

sem lição.

O que Somos, Não

em verdadee

recebemoss herança

muito avara:

uma cartilha

que ensina o medo

seus relhos

e haveres.

em verdade

nosso quinhão é bem farto:

hectares de fome

e gastos protelados

porém

nossos slogans

são outros

nossos gritos

roucos

e loucos

densa

é flor da vontade

dentro de nossas mãos

ao longo do sangue

e seus domínios

LIÇÃO DE ARTESANATO

por exemplo

ofício de oleiro

é modelar o barro,

seus dedos

a lavadeira, por

exemplo, sabe cantigas do sol

e vai clareando a água

da roupa.

lavrador guerrilheiro

. Poeta o ofício do homem

é tecer em fios e flor

do dia/ e respirá-la

inda que a lição de amor seja breve

e rara;

GUERRILHEIRA

(para m. lúcia petti)

o vôo mais rente

a rosa mais trágica.

a brasa que move

a queimadura mágina

II

Cassarão os aramados,

esse punhal de pranto

essa vereda de mágoa.

arranca o meu sangue

borda as lanças, os fuzis do sol.

Arranca o seu sangue

rega essa trilha clara

e civil, semovente

flor de cqctus.

Brande essa viola de pólen,

arranca um solo sol-

idário

para a manhã mais simples,

que nascerá de teu corp

e não será provisóeria.

Perspectiva camponesa

soletras a luta, a luz

crua

o dia

agrário.

como um gume

de arado

vai tua mão

teu olhar aceso

passando a fio da enxada

as plantações do medo

no gume dos arados

as coisas mínimass

argila

a vida viva

apenass

O SONHO, AS FERRAMENTAS

O nome do mundo

é duro e contundente

e nenhuma língua soletra

essemruído incessante

e completo.

em todo lugar esstá o homem

em suass veias arde

um sangue de fogo e neve e canções

e fuzis

os arrozais do vietnã florescem

entre pantanos e sucatas de guerra

como presença eles florescem

no chade cicatrizes entreabertas

que se repetem na américa

lá está o homem

em toda parte está o homem

com seu farnel de esperança

e ferramentas prontas.

porque o amor

não é um cálculo exato, equação

logarítmica.

é um homem uma mulher um unção

e faze-se junto ao mar, na relva

no mais fundo chão

de incêndio

o íntimo lençol da noite

transitória

tudo pode mudar

a terra pedregulha um pedaço de horta

o barro organizaado é uma casa

muitas vozes juntas um canto de celebração.

as ferramentas.

tudo pode mudar:

os andaimes e a vida.

POEMA DE SOLETRAR COM A MÃO

ah esse gresto de soletrar

a pedra

e dela extrair

a palavra impura

e rar

como sal na língua

esse gesto de soletrar

claridade e extrair

da paixão

essa chama de crepitar incerto

esse afeto desmedido

que abastece a vida

esse gesto de não estar só

e se inscrever na ciranda dos homens

Inda é necessário o encanto

de uma estrela caindo

na madrugada dos olhos

mesmo que a dor do amor

não seja rasa e breve.

Inda é necessário

esse gesto de soletrar e sangue

inventando pássaros

esse mergulho em lança.

urânio invisível

que faz explodir

o sol subjugado

da desesperança.

VIGÍLIA

ponta de luz:

a golpes de sabre

não se

fere

o que fora/

ou dentro

arde.

a sede dos tristes

por exemplo.

ou

um chão salpicado de sol

feito primavera

nos olhos do camponês.

a golpes de sabre não se

ferre a fé a utopia e a lúcida

poesia

escrita no gume dos arados.

ah coração

campo impreciso por

onde transitam mulheres

e algemas,

roçado de ervas

prontas.

queima esse ramo,

esse mel

agora

– que amor

não é um incêndio

póstumo

CANÇÃO DA RAIZ NECESSÁRIA

quero a canção mais simples

um homem um cavalo um arado

o ventre da terra

cada sulco é uma canção

um graveeto, um grão de argila

o suor do rosto.

quero a cação

belae necessária: o pão

acesso em cada

mesa.

quero a canção mais simples

a terra vestida de musgo e folhagem

cheiro de mel e cinzas,

nos roçados do amro.

quero a canção

bela e necessária: o lavrador

amanhando a terra

sua, acesa como um pão

na mesa.

Quero a canção da gente humilde

que sabe soletrar apenas

a palavra luta.

quero a canção primavera sem míssil

quero a canção dos arames despedaçados

e das raízes que não desistem.

quero a canção do vento ondulando os trigais

e os cabelos

de meninos sem fome.

quero a canção dos nascimentos

e dos caminhos

visíveis.

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