Casas abandonadas e poemas inéditos no Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

Construções e casas abandonadas em diferentes bairros de Goiânia e a ascensão de novos poetas na literatura produzida em Goiás. Estes dois temas serão abordados no programa Goiás Encanto & Prosa nesta terça-feira, 5 de abril, às 20h30.

Para debatê-los foram convidados o jornalista Márcio Leijoto, o filho dele, o estudante Pedro Ferreira Leijoto, idealizadores e executores do projeto Tristes Casas, e a poetisa Chris Resplande, organizadora da antologia poética Sala de Espelhos – Poetas e Poemas.

O Goiás Encanto & Prosa é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva e transmitido ao vivo por meio do sua página no Facebook e do canal no youtube.

Tristes Casas

O projeto Tristes Casas começou a ser desenvolvido por Márcio Leijoto e por Pedro Leijoto em março de 2019. A princípio, o jornalista tinha a intenção de proporcionar uma atividade ao filho, promovendo uma interação maior do garoto com a cidade em que vive.

Márcio e Pedro

Aos poucos, os dois perceberam a existência de muitos imóveis relegados ao abandono, completamente desocupados, muitos deles em meio ao mato, entulhos e à ação dos insetos. São casas, antigos estabelecimentos comerciais, sobrados e até galpões.

Márcio e Pedro passaram a registrar em fotografias e em breves textos a grave situação das casas abandonadas em Goiânia. Hoje, pai e filho têm um acervo composto por mais de 300 fotos. O jornalista destaca que muitos imóveis são casas históricas, construídas logo após a inauguração de Goiânia, no estilo art décor e que tiveram grande relevância para a cidade.

Sala de Espelhos

Os expectadores do Goiás Encanto & Prosa também terão a oportunidade de conhecer um pouco da carreira da poetisa Chris Resplande. Formada em Ciências Sociais e servidora do Tribunal Regional Eleitoral, Chris Resplande cultivava desde a adolescência o anseio de se firmar como escritora.

O isolamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, a impulsionou a escrever com mais intensidade. “Considerei os meses da pandemia como um momento de reflexão, de encontro comigo mesma. Passei a escrever muito, como sempre almejei”, pontua.

Chris

Logo em seguida, Chris Resplande foi convidada pela direção do Museu Antropológico de Goiânia a desenvolver um encontro poético com escritores residentes em Goiás e em outros Estados. Esse sarau online é realizado sempre na última terça-feira do mês. Nele, são apresentadas uma minibiografia do poeta e feita a apresentação de seus poemas.

O projeto foi tão produtivo que resultou na elaboração de uma antologia poética com poemas de 30 escritores. O livro, intitulado Sala de Espelhos – Poetas e Poemas, foi apresentado ao público no dia 30 de março.

One Reply to “Casas abandonadas e poemas inéditos no Goiás Encanto & Prosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *