Por Zezé Silva
Os expectadores do programa Goiás Encanto & Prosa terão a possibilidade de assistir a abordagens sobre temas variados. O programa desta terça-feira, 29 de março, vai debater, em seu primeiro bloco, a exuberância, riqueza e degradação dos rios goianos; os projetos existentes que visam a contenção da degradação dos mananciais e as ações voltadas à conscientização da população.
Em um segundo momento, o Goiás Encanto & Prosa fará um resgate do panorama do movimento estudantil goiano estruturado no final da década de 1970 e início dos anos 80, antes da vitoriosa campanha pelas eleições diretas. Além disso, vai apresentar os projetos voltados ao fomento da produção de atividades culturais.
Para falar sobre esses emas, foram convidados a participar do programa, como entrevistados, o ambientalista Marcos Correntino, o fotojornalista João Faria e o produtor cultural Virgílio Alencar.
As entrevistas serão conduzidas pelos produtores e apresentadores do Goiás Encanto & Prosa, Zezé Silva e João Negrão, ambos jornalistas. O Goiás Encanto & Prosa é transmitido ao vivo às 21 horas das terças-feiras, por sua página no Facebook e por seu canal no Youtube.
Recuperação ambiental
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, Marcos Correntino especializou-se em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Universidade de São Carlos e Universidade de Campina Grande.
Ao longo de sua carreira profissional, ocupou diversos cargos entre os quais diretor e chefe de seção de Hidrologia do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, distrito de Goiânia, supervisor de Hidrologia e gerente de Relações Institucionais da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais de Goiânia e presidente do Comitê da Bacia do Rio Meia Ponte.
Durante a sua trajetória profissional, Marcos Correntino esteve à frente de diversos projetos voltados à recuperação das nascentes dos mananciais e à atenuação da degradação dos cursos d´água, decorrentes da poluição, da ocupação irregular e do avanço da ação das empresas das áreas de engenharia e agricultura. Entre os vários projetos efetivados destacam-se a recuperação da nascente do Rio Meia Ponte e a recuperação e proteção da bacia do Córrego Arrozal, em Trindade.
Radiografia dos mananciais
E foi durante a ação voltada á proteção dos cursos d´água goianos que Marcos Correntino conheceu o fotojornalista João Faria, presidente da organização não-governamental Rios Goianos. À frente da entidade, João Faria fotografa os rios, nascentes e toda a natureza que envolve os mananciais com o objetivo de mostrar as questões que existem além da beleza dessas riquezas naturais.
O produtor cultural Virgilio Alencar atua há mais de duas décadas no desenvolvimento de iniciativas e projetos para a criação de espaços culturais e maior inserção da população nos eventos em favor da cultura. Ele é coordenador do Pontão de Cultura República do Cerrado, da Universidade Federal de Goiás, onde tem a oportunidade de buscar parcerias com outros órgãos e entidades afins.
No final da década de 70 e início dos anos 80, Virgílio Alencar foi um dos líderes estudantis secundaristas que movimentou a Frente de Reorganização do Movimento Estudantil Secundarista (FREMES) em Goiânia. Este será outro tema de nossa conversa com ele.