Goiás Encanto & Prosa entrevista Antenor Pinheiro e Iraídes Barbosa

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 22 de março, às 21 horas, fará uma abordagem de temas amplos e diversificados, entre os quais o teatro, a literatura, a mobilidade urbana, os principais desafios do trânsito em Goiânia e a importância da fotografia na ciência geográfica. O programa terá como convidados o perito judicial, especialista em trânsito e geógrafo Antenor Pinheiro e a escritora e advogada Iraídes Barbosa.

O Goiás Encanto & Prosa é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva. Ele é transmitido por meio de sua página no Facebook e pelo canal no youtube. Nesta edição, terá a participação especial da jornalista e empresária Deire Assis, que ao longo da de sua atuação como repórter recebeu prêmios concedidos por diferentes entidades nacionais com reportagens sobre trânsito e mobilidade urbana.

Antenor Pinheiro é sobrinho e filho adotivo da Teatróloga Cici Pinheiro, pioneira do teatro em Goiás. O contato frequente com a mãe adotiva, conforme diz, o motivou a atuar em teatro e muito contribuiu para a sua formação. Ele é graduado em jornalismo, aposentado como perito criminal do Instituto de Criminalística do Estado de Goiás. Atualmente, atua como perito judicial de locais de crime e em perícias de trânsito para o Tribunal de Justiça de Goiás e como perito das partes nos processos judiciais.

Pela vasta experiência na área de perícia criminal e de trânsito, Antenor Pinheiro é considerado uma das mais importantes e requisitadas fontes nas reportagens jornalísticas. Ele já atuou como secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Goiânia, presidente do Conselho Estadual de Trânsito e superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria de Estado das Cidades.

Ao concluir o curso de Geografia, Antenor Pinheiro fez um estudo sobre Espaço, Arte e Vida em Imagens no qual analisa o aspecto geográfico em fotografias feitas por ele mesmo em diferentes lugares do mundo. Ele tem um acervo com cerca de 12 mil registros fotográficos em 24 países. O trabalho está sendo transformado em livro, a ser lançado ainda neste semestre.

Literatura

Iraídes Barbosa sempre cultivou o sonho de ser escritora. Ela é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e atua como advogada em Anápolis. Também cursou Redação Oficial da PUC-GO e o curso de formação profissional Escrita do Eu, na Escrever Escrever, em Lisboa, Portugal.

Determinada, realizou o anseio de inserir no mundo da literatura a partir de 2020, ao escrever e lançar o livro infantil O Barquinho de Papel. No ano passado, lançou A Garota da Latinha Mágica, publicação também infantil. Neste ano, Iraídes Barbosa produziu o romance Quatro Razões para Sobreviver. Fundamentado em fatos, o livro narra os problemas vivenciado por uma mulher, as marcas que a situação deixou na vida da personagem e a luta incessante pela superação.

Considerada a mais importante publicação da escritora, Quatro Razões para Viver foi apresentado ao público estrategicamente em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A primeira apresentação aconteceu no dia 5 de março, na Associação dos Inativos da Polícia Militar. Já a segunda mostra do romance ocorreu por ocasião do evento Goiânia por Elas, realizado na Vila Cultural Cora Coralina.

Iraídes Barbosa prepara-se para a próxima apresentação, a realizar-se na sede do Serviço Social do Comércio, no Centro, em 31 de março. O romance tem selos da União Literária Anapolina (ULA), da União Brasileira dos Escritores (UBE) e do Grupo Associado de Escritores Brasileiros (Gaeb).

Além das publicações individuais, Iraídes Barbosa tem trabalhos publicados nas obras Poemas da Pandemia, O Escritor como Personagem e Contos de 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna, todos lançados pela UBE-GO, e, ainda, Filhos da Pandemia, apresentado pela ULA.

4 Replies to “Goiás Encanto & Prosa entrevista Antenor Pinheiro e Iraídes Barbosa”

  1. Com toda garra a escritora busca retratar o real sentir dos acontecimentos numa versão humanista sem igual desppntando-se junto aos acontecimentos mágicos existentes, até mesmo nos objetos inanimados, seu lado belo faz pular há propussar sensibilidades incríveis e real no q busca retratar, propício de uma verdadeira escritora nata.
    Com determinação busca o sucesso literário próprio vida afora sob a Luz inspiradora dos Céus, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *