Teatro e artes plásticas na pauta do Goiás Encanto & Prosa

Por Zezé Silva

O programa Goiás Encanto & Prosa desta terça-feira, 1º de fevereiro, às 21 horas, brinda o público com entrevistas com duas atrizes jovens e versáteis e com um artista plástico que usa o desenho e a pintura como um alento para os seus dias. Integram o grupo de entrevistados as atrizes Ludmyla Marques e Jéssika Hannder e o artista plástico Tadeu Oliveira. Todos se envolveram no maravilhoso mundo das artes na infância e adolescência e hoje desenvolvem trabalhos que têm como marcas a ousadia a interação com o público.

Ludmyla Marques se interessou pela dramaturgia quando tinha 15 anos. A partir de então, sua experiência com o teatro foi se intensificando cada vez mais. Ela é graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de atriz, é professora de teatro, contadora de histórias, poetisa e produtora cultural. Atualmente, de forma independente, trabalha com participações em diferentes grupos, entre os quais o Teatro Que Roda e Teatro Destinatário. Há exatamente 1 ano, estruturou o programa on line Do Lado de Cá. Transmitido pelo youtube, o programa se propõe a descobrir e apresentar aos internutas “artistas de todas as linguagens”, como cantores de rua, dançarinos e atores e malabaristas de circo, entre outros.

Arte na alma

A atriz Jéssika Hannder também tem o empreendedorismo como uma de suas características marcantes. Ela também é produtora, maquiadora de atores e figurinista. Em 2011, em parceria com Ludmyla Marques, fundou o grupo Teatro Destinatário. Neste período, o grupo produziu e apresentou 8 peças teatrais, de diversos autores. Uma delas, Quecosô, Oncotô, Oncovô, de autoria da professora universitária Miriam Bianca do Amaral Ribeiro, realizou mais de 130 apresentações em diferentes localidades. Jéssika Hannder também desenvolve um projeto de extenção vincluado à UFG que contempla uma série de atividades, entre as quais a contação de histórias sobre temas afro-brasileiros, cultura indígena e contos goianos.

Tadeu Oliveira tem a arte na alma. Autodidata, começou a se interessar por desenho e pintura quando era criança. Nesta época, copiava as figuras das revistas em quadrinhos. Natural do Tocantins, mudou-se para Goiânia aos 13 anos, para fazer tratamento na antiga Colônia Santa Marta, hoje Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária (HDS). Na unidade, recebeu o apoio de funcionários e religiosos que se encantaram com sua arte. Fez o Curso Livre de Arte na UFG, participou do projeto cultural Casa Viva, no HDS, de várias exposições e eventos culturais. Tadeu Oliveira acentua que “a arte tem o poder de reciclar as feridas.” Ele optou por desenvolver a sua arte de forma espontânea muitas vezes ao ar livre, nas praças e ruas, em sintonia direta com o público.

O programa Goiás Encanto & Prosa é realizado e transmitido ao vivo às terças-feiras, pelo canal do Youtube e pela página no Facebook. Ele é produzido e apresentado pelos jornalistas João Negrão e Zezé Silva. Nesta edição, terá a participação especial do odontólogo e professor universitário Supercílio Barros Filho como entrevistador.

5 Replies to “Teatro e artes plásticas na pauta do Goiás Encanto & Prosa”

  1. Três artistas exepicinais, embora Eu não os conheça, mais com essa descrição É feita pelo o meu irmão, Eu só posso acreditar Que sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *