“Consciência Negra e a luta anti-capitalista e anti-imperialista” é tema de debate na TV 61

Qual a relação entre a Consciência Negra e a luta anticapitalista e anti-imperialista?

É necessário entender que as mazelas que negras e negros brasileiros sofrem na atualidade, em plena terceira década do século 21, têm consequência imediata com a formação do capitalismo brasileiro e sua submissão ao imperialismo.

O capitalismo brasileiro e a herança escravocrata comunicam diretamente com a postura da elite nacional e sua linha auxiliar – a pequeno-burguesia – na exploração do proletariado brasileiro, formado essencialmente pela população negra e parda.

O racismo estrutural em todas as suas fases e faces (entre as quais a mais cruel – o genocídio da juventude negra) é parte da base ideológica da exploração de classe.

Portanto, a luta contra o racismo e a necessária consciência negra da maioria do proletariado é em essência a luta de classes.

Sob esse ponto de vista que o Expresso 61 e a TV 61 promove o debate “Consciência Negra e a luta anti-capitalista e anti-imperialista”, na quinta-feira, 18 de novembro, às 19h30, com transmissão ao vivo pela página do Expresso 61 no Facebook.

O debate é uma parceria com a União de Negras e Negras pela Igualdade (Unegro) e terá a participação das seguintes lideranças:

Silvana Gonçalves, assistente social, coordenadora da Unegro de Santa Maria da Vitória (BA):

Eldon Luis, presidente estadual da Unegro Bahia:


Alexandro Reis, secretário nacional de Comunicação da Unegro, secretário estadual de Combate ao Racismo do PCdoB:

Andreia Almeida, da Unegro de Salvador, conselheira estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres e diretora do Coletivo Mulheres de Atitude:

Santa Alves, presidenta da Unegro do Distrito Federal:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *