Luiz de Aquino e Antonio P. Pacheco: Literatura em foco no Goiás Encanto & Prosa

Terceira edição do programa vai ao ar nesta terça-feira, 12, ao vivo pela nossa página no Facebook

Uma abordagem agradável sobre literatura. Esta é a proposta da edição do programa virtual Goiás Encanto & Prosa, a ser veiculada nesta terça-feira, 12 de outubro, a partir das 19h30. Para esse bate-papo, foram convidados os escritores goianos Luiz de Aquino Alves Neto e Antonio Peres Pacheco. Os dois compõem a cena cultural de Goiânia e Cuiabá (MT), respectivamente, onde residem.

O Goiás Encanto & Prosa é apresentado pelos jornalistas Maria José Silva e João Negrão. Ele é transmitido sempre às terças-feiras avo vivo por sua página no Facebook, em seguida incorporado ao canal do programa no Youtube.

(Acesse este link para você acompanhar: https://www.facebook.com/105699841868298/posts/116914114080204/ Ou aqui: Literatura em foco no Goiás Encanto & Prosa)

O gosto e os primeiros passos na literatura surgiram quando Luiz de Aquino era criança, ao escrever cartas para os pais. Logo depois, ele passou também a escrever poemas e crônicas para os jornais. Luiz de Aquino tem 29 livros publicados. O poeta destaca que suas poesias têm como marcas “pitadas de amor, farinha de erotismo e cobertura de sensualidade, com confeitos de breve humor.”

José Veiga e Luiz de Aquino, na Feira Hippie (Barraca do Escritor Goiano), em 1982.

Luiz de Aquino tem participação ativa em muitas entidades culturais de Goiás e de outros Estados. Entre essas, destacam-se a Associação Goiana de Imprensa, União Brasileira de Escritores (UBE) -Goiás, UBE-Rio, UBE-Paraná, Casa do Poeta do Rio Grande do Sul, Sindicado dos Escritores do Rio de Janeiro, Academia de Letras e Artes de Caldas Novas (membro fundador), Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (membro fundador e ex-presidente), Academia Piracanjubense de Letras e Artes (membro correspondente).

Versatilidade

Natural de Aragarças, Antonio Peres desenvolveu sua carreira artística e profissional inicialmente em sua cidade natal, às margens do rio Araguaia, na divisa com Mato Grosso. A carreira jornalística o levou para Cuiabá. Verrsátil, atua como jornalista, poeta, escritor e roteirista. Desde 1978 vem forjando uma sólida carreira literária. Tem publicados os livros O Universo no Espelho, Aqueles Outros e Suas Versões das Histórias, Carlini&Caniato, 2021; Versos Náufragos em Rio Sem Margens/Versos Náufragos em Rio Sin Margenes, Carlini&Caniato, 2019, edição bilíngue Português/Espanhol, Punhal de Dois Gumes, 1994, e Retalhos, 1984, ambos pela Edições Uirá.

Antonio Peres integrou a antologia Poetas do Café das 4, Editora Grafite, 2006; e lançou em 2018, em autopublicação, o encarte especial Versos Esparços, (S/Ed.). Tem ainda publicado contos e crônicas em revistas e jornais, bem como em seu blog pessoal, Penca Literária e na sua página do portal Recanto das Letras.

O apreço de Antonio Peres pela literatura surgiu quando ele era adolescente. Ele é membro fundador do coletivo literário União dos Poetas do Médio Araguaia (Unpoema), que reúne poetas e escritores do Vale do Araguaia desde 1984. Com uma ativa presença nas redes sociais, onde também publica seus trabalhos, o autor integra ainda a Rede de Escritores da América do Latina (Real), coletivo virtual que aglutina autores do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Cuba e México.

  • Para saber mais sobre Luiz de Aquino e sua obra clique aqui no seu blog Pena & Poesia
  • E o blog do Antonio P. Pacheco é o Penca Literária. Clique aí e saiba mais sobre ele e sua obra

One Reply to “Luiz de Aquino e Antonio P. Pacheco: Literatura em foco no Goiás Encanto & Prosa”

  1. Ainda não conhecia o “expresso 61”, mas tenho certeza de que tenho aqui um excelente produto, com as marcas do cuidado carinhoso com a literatura, do respeito ao ser humano e do fazer Jornalismo -de qualidade, grafado com letras maiúscula, seja do tipo virtual ou impresso, mas que seja um escudo nessa guerra que estamos travando contra obscurantismo. Obrigada Zezé Silva e João Grandão por nos presentear com este espaço de resistência cultural! Beijos e bençãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *