Goiás Encanto & Prosa estreia hoje para mostrar o melhor da cultura goiana

Os internautas terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o que de melhor acontece em Goiás. O programa Goiás Encanto & Prosa estreia hoje, às 19h30,  na forma virtual, com o propósito de abordar a cultura, as tradições e o cotidiano do Estado. Produzido e apresentado pelos jornalistas Maria José Silva e João Negrão, o programa terá a participação de convidados especiais, que muito contribuem para o avanço e o reconhecimento da cultura goiana. Ele será transmitido por meio da plataforma do Facebook, pelo endereço: https://www.facebook.com/goiasencantoeprosa 

A primeira edição a ser veiculada hoje, 21 de setembro, terá como entrevistados o jornalista e professor da Universidade Federal de Goiás, Nilton José dos Reis Rocha, a estudante de jornalismo Rafaela Rocha, bolsista junto aos Laboratórios Integrados em Jornalismo Compartilhado Magnifica Mundi, e o cantor, compositor e produtor cultural Gilberto Correia, presidente da Associação dos Cantores e Compositores do Estado de Goiás. Também terá, como convidada, a jornalista da área cultural Valbene Bezerra.

Nilton José dos Reis Rocha, mais conhecido como Niltinho, é professor da UFG há 42 anos. Neste longo perríodo de vida acadêmica, incentivou várias gerações de jornalistas a desenvolver o jornalismo comunitário, voltado à defesa dos direitos das minorias e classes sociais menos favorecidas. Niltinho fez doutorado no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele defendeu a tese que teve como tema  a comunicação popular compartilhada, a experiência dos movimentos de posseiros urbanos de Goiânia, tendo os cerrados como o sócio bioma de existência, articulação e continuidade. Na entrevista ao Goiás Encanto & Prosa, Niltinho vai destacar sua experiência profissional, os projetos que desenvolveu e a importância do jornalismo comunitário no contexto social.

Gilberto Correia também tem uma farta experiência profissional, construída desde o fim da década de 1980. Ele iniciou a carreira nos bares de Goiânia. Hoje, acumula oito trabalhos lançados, entre álbuns  e DVD’s. Além da música tem atuado com frequência como produtor cultural, tanto na elaboração e captação, quanto na execução e coordenação de projetos culturais. Tem uma participação ativa na Associação dos Cantores e Compositores do Estado de Goiás e no Sindicato dos Músicos do Estado de Goiás. Na estreia do Goiás Encanto & Prosa, Gilberto Correia vai falar sobre a carreira, os desafios enfrentados  pelos músicos goianos, as conquistas alcançadas e os projetos beneficiados por leis voltadas à produção cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *