Educação em Direitos Humanos entrevista o professor Clodoaldo Meneguello

O entrevistado da professora Nair Bicalho nesta edição do Educação em Direitos Humanos – Programa da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é o professor Clodoaldo Meneguello Cardoso, aposentado do Departamento de Ciências Humanas da Unifesp-Bauru, graduado em Filosofia e Letras , mestre e doutor em Educação pela Unifesp.

Atualmente, é membro da Comissão Nacional da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, coordenador  do Observatório de Educação em Direitos Humanos e editor da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da Unifesp. Publicou vários livros, entre eles, A canção da inteireza: uma visão holística da educação pela editora Summus e Tolerância e seus limites, pela editora da Unesp.

A trajetória profissional do professor Clodoaldo teve início na filosofia da PUC- Rio de Janeiro, onde participou ativamente do movimento estudantil e desenvolveu a experiência do teatro popular de protesto, e depois cursou teatro ao nível da pós-graduação, lecionando como disciplina em escola pública e faculdade particular.

Sua carreira acadêmica tem início a partir da abertura política do país, ocasião em que ingressa no Mestrado e , posteriormente , no Doutorado da Unifesp, centrado no tema da ética, com foco na questão da tolerância a partir do pensamento latino-americano. Foi o fundador do Núcleo pela Tolerância na Unifesp e trabalhou junto ao projeto da UGM – Universidades do Grupo de Montevideu, onde implementou e coordena o Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unifesp.

Desenvolveu também um projeto de criação de Núcleos de Direitos Humanos na Unifesp, razão pela qual integrou o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo e participou da elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Na Unifesp, coordena o Encontro Anual de Educação em Direitos Humanos e seminários sobre o tema.

Forte defensor da democracia brasileira, Clodoaldo Cardoso se dedica à formação de professores da educação básica e trabalha com afinco para formalizar a política de direitos humanos ao nível institucional na Unifesp e para a difusão da educação em direitos humanos no país.

Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *