Em entrevista, Nardes destaca debate sobre rede 5G e governança

Foto: RGB

Em entrevista à equipe da Rede de Notícias Regional (RNR), distribuidora de conteúdo para emissoras do interior do país, o ministro do Tribunal de Contas da União e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, destacou os principais desafios da governança no setor público brasileiro, em especial o uso de tecnologias, como a rede móvel 5G.

“É importante discutir o assunto porque uma boa parte da população brasileira recebe a internet 3G. Outra parte recebe da 4G, mas não com a velocidade necessária… Hoje, temos em torno de 90% da população utilizando a 3G. Outra parte da população, com a 4G. Então, precisamos estender a internet 5G para toda nação, que pode possibilitar o atendimento de serviços públicos no governo digital, uma tendência da boa governança em diversos países”, afirmou o embaixador da RGB ao repórter Igor Damasceno, da RNR.

TCU e 5G

A discussão sobre a internet 5G no TCU está relacionada ao processo nº TC 000.350/2021-4, que trata sobre o leilão da tecnologia móvel. O órgão fiscalizador avaliou os aspectos tecnológicos, financeiros, estratégicos e estruturais envolvidos no leilão, cuja minuta do edital de licitação foi recentemente aprovada pelo pleno da corte de contas.

Com os trâmites do certame retomados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil terá a maior licitação de espectro da história. Serão ofertados quatro blocos de frequências: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz.

Além de benefícios relacionados à conectividade, como maior velocidade, cobertura ampliada e conexões mais estáveis, a tecnologia permitirá aplicações que trarão avanços significativos para toda a sociedade, com ganhos de produtividade, competitividade e inclusão digital, pela maior cobertura e presença em áreas remotas. Mineração, agricultura, saúde e educação são algumas das áreas a serem beneficiadas com o 5G.

Confira a íntegra sobre esse assunto e outros temas abordados a entrevista disponível no canal do YouTube da RGB.

Everaldo Galdino – Assessoria de Imprensa RGB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *