Geração 68 entrega Carta Aberta para OAB, ABI e CNBB, em defesa da vida e da democracia

O movimento Geração 68 Sempre na luta fará a entrega de sua Carta Aberta à OAB, à ABI e à CNBB como ato simbólico, buscando dialogar com três das organizações comprometidas com as lutas democráticas no Brasil.

A entrega da Carta Aberta será feita individualmente, a cada entidade, neste 30 de agosto, por comissões representando o Geração 68. Às 11 horas, ao presidente da OAB no Rio de Janeiro,

Felipe Santa Cruz. Ainda no Rio, às 13:30, ao presidente da ABI, o jornalista Paulo Gerônimo. E

às 15 horas, na sede da CNBB, em Brasília, ao bispo Dom Joel Portella Amado, secretário geral da entidade.

A ida das comissões às entidades ocorre no momento em que a democracia brasileira está ameaçada pelo presidente da República, por sua desastrada condução do enfrentamento à pandemia, pelo aprofundamento do desemprego, da miséria e da estagnação da economia brasileira e, particularmente, pelas suas constantes falas prometendo golpe de estado e ofendendo diretamente instituições e seus representantes, iniciativas desestabilizadoras da democracia.

A Carta Aberta e o Movimento Geração 68 Sempre na luta

Quando a Carta Aberta do Geração 68 foi lançada, em 13 de maio, o Brasil contava com “mais de 400 mil mortes”. Três meses depois, esse número já se aproxima de 600 mil mortes, parte substancial delas evitável, como demonstram inúmeras pesquisas e trabalhos científicos.

A Carta é também o marco do lançamento do próprio Movimento Geração 68 Sempre na luta, voltado para agregar forças “pelo Direito à Vida, contra o genocídio em curso, pela interdição do governo do presidente” da República, responsável por uma política que leva milhares de brasileiros à morte, e “pelo direito do povo de viver e de ter esperança”.

Serviço:

A entrega da Carta Aberta ocorrerá na segunda-feira, 30 de agosto, nos seguintes endereços e horários:

– À Ordem dos Advogados do Brasil, será na Rua Araújo Porto Alegre, 36, grupo 1.208, ed.

Aliança da Bahia, Rio de Janeiro, centro, às 11 horas;

– À Associação Brasileira de Imprensa – ABI, na sede à Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Rio de

Janeiro – Centro, às 13:30; e

– À Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, na sede, em Brasília, Setor de

Embaixadas Sul, Quadra 801, Conjunto B – Asa Sul, às 15 horas.

Conheça o Movimento Geração 68 Sempre na luta:

Site: https://68naluta.org/ Facebook: https://facebook.com/geracao68semprenaluta

Instagram: @geracao68naluta/

Para entrar em contato: Comunica 68 – 11-99638-1974 (Whatsapp)

Confira a íntegra da Carta Aberta do movimento Geração 68:

Carta Aberta da Geração 68

Às brasileiras e aos brasileiros, aos movimentos sociais, partidos, sindicatos, centrais, ONG’s, organizações da sociedade civil, redes e a todas (os) que estejam dispostas(os) a lutar pelo Direito à Vida e pela Democracia.

Somos parte da Geração 68, uma das gerações que ao longo do tempo participaram de inúmeras passeatas e lutaram contra a Ditadura Militar e por um Brasil mais justo e igualitário.

Nesse momento, no ano de 2021, estamos agregando forças para lutar pelo Direito à Vida, contra o genocídio em curso, pela interdição do governo do presidente que intencionalmente tem induzido a morte de milhares de brasileiros, pelo direito do povo de viver e de ter esperança.

Nosso país já tem mais de 400 mil mortos em fins de abril. Em maio poderá chegar a meio milhão de óbitos [e são quase 580 mil mortos na última semana de agosto]. Conjugada à pandemia, pela inépcia governamental, se abateu sobre os segmentos mais fragilizados a miséria e a fome. Quantos ainda terão de morrer pelo negacionismo do governo federal?

Assinar esta carta não representa apenas um desejo de viver, mas de lutar para proteger as pessoas que amamos, a economia local e nacional, um futuro melhor sem o risco mortal de uma doença que assola todo o planeta.

Todos sabemos que o epicentro da pandemia, o maior aliado da propagação do vírus, é o atual presidente da república e seu governo, sendo o único dirigente do mundo a sabotar a política de vacinação, deixando de adquirir vacinas quando elas estavam disponíveis.

Tornou o Brasil em berçário de variantes do coronavírus e uma ameaça não apenas para a nossa população como para o mundo inteiro.

Assinar esta carta representa igualmente lutar pela democracia que tem sido cotidianamente ameaçada pelo atual governo desde que tomou posse. Significa, ainda, lutar contra a violência que está presente no país aniquilando jovens pobres, pretos e os povos originários.

Deste modo, participamos e convidamos todos os movimentos organizados e a população em geral a se unirem nesta luta, pela vida e pela democracia, que é de todo o povo.

Iremos, em princípio, realizar uma manifestação pública – com toda a segurança sanitária necessária frente à pandemia – em diversas cidades do país no dia 26 de junho1. Nesta data serão comemorados os 53 anos da gigantesca passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro.

Se, então, gritávamos ‘Abaixo a Ditadura!’, hoje gritaremos em alto e bom som que ‘Ditadura Nunca Mais!’ [os atos marcados para 26 de junho aconteceram em diversos estados, com destaque para o de São Paulo, do qual participaram cerca de mil pessoas. O Movimento Geração 68 Sempre na Luta tem atualmente representação em 16 dos 27 estados da Federação e esteve também presente em todas as manifestações organizadas desde 19 de maio pelo Movimento Fora Bolsonaro].

Estamos dispostos a participar de qualquer outra manifestação, em qualquer outra data, que tenha os mesmos objetivos que expusemos acima.

Esperamos encontrá-la (o) na manifestação, ou através das redes sociais, unindo forças pelo direito à vida e democracia.

POR UM AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600

PELA DEMOCRACIA SEMPRE! DITADURA NUNCA MAIS!

BASTA DE GENOCÍDIO! FORA BOLSONARO!

Assinam:

Afonsinho (ex-jogador de futebol)

André Singer

Vladimir Palmeira

Walter Lima Jr.

________________

Participarão das comissões para a entrega da Carta Aberta:

Na OAB e na ABI

Afonsinho